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Tipo: Dissertação
Título: Educação profissional integrada em tempo integral - uma prática pedagógica na física e na matemática
Autor(es): Ribeiro, Elina Assis de Lima
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leigh Maria de
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação realizada no âmbito do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. A pesquisa teve como foco analisar se/como ocorre a efetivação da educação integrada na prática pedagógica desenvolvida nas aulas de ciências (física) e de matemática, do 1º ano, do curso Técnico Integrado em Edificações ofertado em regime de tempo integral na referida instituição. As categorias que fundamentam a concepção de educação integrada se vinculam à formação humana integral (omnilateral) do educando, às dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura como eixos estruturantes do currículo e ao princípio de uma educação politécnica e escola unitária gramsciana. Como base para investigar a educação em tempo integral balizou-se nos pressupostos de novos tempos/espaços e oportunidades educativas para além da sala de aula/da escola na perspectiva de desenvolvimento de todas as dimensões do educando. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas (gravação de áudio), observação de aulas com registo em notas de campo e gravação de áudio e vídeo de algumas aulas. Verificou-se um fator comum, presente nos depoimentos, um desconhecimento dos diferentes atores, professores e alunos no que se refere aos pressupostos da educação integrada, apesar de haver considerações de sua relevância para um bom andamento da formação do profissional técnico. Anunciou-se na voz dos sujeitos que a mudança da oferta do curso técnico para o regime de tempo integral teve como principal meta encurtar o tempo de duração do curso e diminuir a evasão. Analisou-se nas falas uma intenção em se fazer a referida integração, no entanto, elementos curriculares, de carga horária das disciplinas, quantidade de disciplinas por ano, de gestão, de interação entre as áreas, de desconhecimento da concepção político/ideológico/epistemológica da integração, da dificuldade de diálogo entre as áreas do conhecimento, tanto das disciplinas da formação geral com as técnicas, quanto cada uma delas entre si, da dificuldade em se construir um projeto de curso coletivo impediram sua efetivação na prática pedagógica. Os dados apontaram, quanto à oferta em tempo integral do curso, limitações quanto ao espaço para atendimento às necessidades do aluno para permanecer o dia todo na escola, e ainda, quanto aos tempos/espaços de atividades extracurriculares livres. Cabe ressaltar que os resultados mostraram algumas potencialidades encontradas (nos documentos institucionais, nos relatos dos professores, dos alunos, nas práticas pedagógicas) que podem ser consideradas e aproveitadas para se caminhar rumo a um possível processo de incorporar a educação integrada no projeto do curso técnico em edificações. A respeito da oferta em tempo integral há de se delinear um processo avaliativo no sentido de compreender seus limites. Contudo, acredita-se na relevância social desta pesquisa, por trazer a análise e crítica a um objeto educacional, que tem papel fundamental na luta pela democracia e, acreditando na possibilidade de se construir uma educação verdadeiramente integrada e em tempo integral apresenta-se uma proposta de ação educacional como produto final da pesquisa.
Abstract: This research presents the results of research conducted within the campuses Jataí the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goias. The research focused on examining whether / how the effectiveness of integrated education in pedagogical practice developed in science classes (physics occurs ) and math 1st year Integrated Building Technician course offered on a full time basis in that institution. The categories that support the design of integrated education are linked to integral human formation (omnilateral) of the student, the dimensions work, science, technology and culture as structural axes of the curriculum and the principle of a polytechnic education and Gramscian unitary school. As a basis to investigate the full-time education buoyed on the assumptions of the new times / spaces and educational opportunities beyond the classroom / school room from the perspective of developing all aspects of the student. Was used as a qualitative methodology approach, the aims, exploratory. Conducted to collect data through a questionnaire with open and closed questions, semi-structured interviews (audio recording), and classroom observation with registration in field notes and recording audio and video of some classes. There was a common factor, in this testimony, an ignorance of the different actors, teachers and students in relation to assumptions of integrated education, although there are considerations of relevance for a smooth running of the technical vocational training. It was announced in the voice of the individuals that change the supply of technical course for full-time had as its main goal to shorten the duration of the course and decrease the dropout. Analyzed in the speech an intention to make such integration, however, curricular elements, the amount of teaching time, number of subjects per year, management of the interaction between the areas, the lack of political / ideological / epistemological conception integration, the difficulty of dialogue between the fields of knowledge, both the disciplines of general education with technical, as between each other, the difficulty in building a collective project of course hindered its effectiveness in teaching practice. The data showed, as the offer full time course, limitations on the space to meet the needs of the student to stay in school all day, and yet, as the time / space of free extracurricular activities. It is noteworthy that the results showed some potential found (in institutional documents, reports from teachers, students, the teaching practices) that can be considered and utilized to move towards a possible process of incorporating integrated education in the technical course design in buildings. Concerning the offer full time to devise an evaluation process in order to understand its limits. However, it is believed the social relevance of this research, by bringing the analysis and critique of an educational object, which plays a key role in the struggle for democracy and believing in the possibility of building a truly integrated education and full-time presents a proposal for educational action research as a final product.
Palavras-chave: educação profissional
ensino médio integrado
ensino de ciências e de matemática
educação em tempo integral
vocational education
integrated high school
teaching science and mathematics
full-time education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/467
Data do documento: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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