Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/465
Tipo: Dissertação
Título: A formação de imagens no olho humano: um experimento didático-formativo na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
Autor(es): Brignoni, Caroline Prado
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Diogo, Rodrigo Claudino
metadata.dc.contributor.referee3: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Resumo: Frente às dificuldades enfrentadas pelo ensino de Física e as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio que visam tornar o aluno sujeito ativo no processo de aprendizagem e o ensino de Física mais significativo, desenvolveu-se um experimento didático formativo, baseado na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, com alunos da segunda série do ensino médio, em um colégio estadual localizado na cidade de Jataí - Goiás. O objetivo foi verificar as contribuições de um experimento didático formativo para o ensino do conceito de formação de imagem no olho humano. Para isso realizou-se um estudo lógico-histórico sobre luz e formação de imagem para levantar os conceitos nucleares do conteúdo, em seguida analisou-se as atividades elaboradas com base na teoria do ensino desenvolvimental pontuando suas contribuições para o ensino-aprendizagem dos conceitos referentes à formação de imagem no olho humano. Os dados foram obtidos por meio de observação da professora, que também é a pesquisadora, gravação de áudio e vídeo, diário de campo e as atividades realizadas com os alunos. Na análise de dados buscou-se identificar as ações mentais que foram desenvolvidas e indícios da formação do pensamento teórico nos estudantes. O experimento foi desenvolvido em onze aulas de quarenta e cinco minutos, e conta com seis atividades de ensino que usam textos, vídeos e atividades experimentais elaboradas com o objetivo de despertar os motivos dos alunos para aprenderem os conceitos e desenvolverem o pensamento teórico, essas atividades foram organizadas em um produto educacional, dispostas no apêndice K. Os dados obtidos indicam melhorias quanto ao interesse dos alunos em aprender os conteúdos, apesar de apresentarem dificuldades com a metodologia de trabalho no início da proposta, os alunos foram adquirindo uma postura mais ativa durante o desenvolvimento do experimento. Também há indícios da formação do pensamento teórico, quando os alunos conseguem aplicar os conceitos estudados em situações particulares, entretanto, cabe ressaltar que não foram todos os alunos que apresentaram esses indícios. O estudo também apontou alguns desafios, tais como a mudança de postura do professor, em razão da necessária mudança da conduta tradicional e de o professor precisar assumir o papel de orientador do processo de ensino e aprendizagem. Essas mudanças, por si, apontam uma necessária renovação teórica metodológica nos cursos de formação de professores.
Abstract: Faced with the difficulties faced by the teaching of Physics, and the orientations present in the National Curricular Parameters of High School that aim to make the student subject active in the process of learning and the teaching of Physics more significant, a didactic experiment was developed based on theory of Davydov 's developmental teaching, with second year high school students, at a state college located in the city of Jataí - Goiás. The objective was to verify the contributions of a formative didactic experiment to teach the concept of image formation in the human eye. For this, a logical-historical study was carried out on light and image formation to raise the core concepts of content, then analyzed the activities elaborated with basis on the theory of developmental teaching punctuating their contributions to the teaching and learning of concepts related image formation in the human eye. The data were obtained through observation of the teacher, who is also the researcher, audio and video recording, field diary and the activities performed with the students. In the data analysis, it was sought to identify the mental actions that were developed and indications of the formation of the theoretical thinking in the students. The experiment was developed in eleven classes of forty-five-minute and has six teaching activities using texts, videos and experimental activities designed to awaken students' motives to learn the concepts and develop theoretical thinking, these activities were organized into an educational product, set out in Appendix I. The data obtained indicate improvements in the students' interest in learning the contents, although they presented difficulties with the work methodology at the beginning of the proposal, the students were acquiring a more active posture during the development of the experiment. There are also indications of the formation of theoretical thinking, when students can apply the concepts studied in particular situations, it should be emphasized that not all the students who presented these signs. The study also pointed out some challenges, the change of the teacher's position, being necessary that the teacher left the traditional conduct and assume the role of guiding the process of teaching and learning, this points to a necessary theoretical methodological renewal in teacher training courses.
Palavras-chave: ensino para o desenvolvimento
ensino de física
experimento didático formativo
developmental teaching
teaching physics
formative didactic experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/465
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Caroline Prado Brignoni.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Caroline Prado Brignoni.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.