Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/464
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta pautada em sequências de ensino por investigação
Autor(es): Chagas, Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva
Primeiro Orientador: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Marcia Santos Anjo
metadata.dc.contributor.referee3: Vaz, Wesley Fernandes
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar como uma sequência didática, elaborada para um curso de formação continuada de professores, pode contribuir para aprendizagem sobre a abordagem didática do ensino por investigação, por meio da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Visamos trabalhar as necessidades formativas dos professores de ciências, por meio de um estudo de caso, em uma perspectiva de abordagem qualitativa, desenvolvida com seis professoras regentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Cezarina/GO. A SEI foi escolhida na tentativa de demonstrar às professoras uma abordagem didática construtivista que possibilitasse uma oportunidade de refletir e alterar sua prática pedagógica, contemplando o professor como mediador e alunos como protagonistas de sua aprendizagem. As filmagens, áudios, observações e relatórios foram analisados utilizando como referencial principal os trabalhos de Carvalho (2009) e Carvalho e Gil-Pérez (2011). O produto educacional oriundo desta pesquisa foi uma sequência didática elaborada para um curso de extensão de 80h para professores dos anos iniciais do ensino fundamental intitulado: “A utilização de sequência de ensino investigativa no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental”, com o propósito de trabalhar as necessidades formativas das professoras de ciências e aprimorar sua prática pedagógica. Os resultados obtidos demonstraram que a sequência didática proposta no curso foi capaz de motivar as professoras, refletir sobre a prática pedagógica no ensino de ciências, compreender a abordagem didática da SEI e desenvolver e aplicar uma SEI na sala de aula com seus alunos. Apesar de ter sido exitosa a experiência de aplicação da SEI e as professoras concordarem com a necessidade de ensinar ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental para garantir o direito de acesso do aluno ao conhecimento científico, elas sentem-se pressionadas pela responsabilidade de alfabetizar as crianças, por isso, privilegia o conteúdo de alfabetização. As dificuldades apontadas por elas para o uso da SEI estão relacionadas à falta de tempo para planejar e pesquisar e também à insegurança na aplicação da atividade, pois estão acostumadas com atividades tradicionais.
Abstract: This work has the objective of analyzing how a didactic sequence, elaborated for a continuing teacher training course, can contribute to learning about the didactic approach of teaching through research, through the Sequence of Investigative Teaching (SEI). We aim to work on the training needs of science teachers through a case study from a qualitative perspective, developed with six teachers from the initial years of elementary school in Cezarina/GO. The SEI was chosen in an attempt to demonstrate to the teachers a constructivist didactic approach that would allow an opportunity to reflect and change their pedagogical practice, contemplating the teacher as mediator and students as protagonists of their learning. Films, audios, observations and reports were analyzed using Carvalho (2009) and Carvalho and Gil-Pérez (2011) as the main reference. The educational product from this research was a didactic sequence elaborated for an 80-hour extension course for teachers from the first years of elementary education entitled: "The use of sequence of investigative teaching in science teaching for the initial years of elementary education", with the purpose of working the training needs of science teachers and improving their pedagogical practice. The results demonstrated that the didactic sequence proposed in the course was able to motivate the teachers, to reflect on the pedagogical practice in science teaching, to understand the didactic approach of the SEI and to develop and apply an SEI in the classroom with its students. Although the SEI application experience has been successful and the teachers agree on the need to teach science from the earliest years of elementary education to guarantee students' right of access to scientific knowledge, they feel pressured by the responsibility to children, therefore, privileges literacy content. The difficulties pointed out by them for the use of SEI are related to the lack of time to plan and research and also the insecurity in the application of the activity, since they are accustomed to traditional activities.
Palavras-chave: sequência de ensino investigativa
formação de professores
ensino de ciências
investigative teaching sequence
teacher training
science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/464
Data do documento: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Helainy Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Helainy Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.