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Tipo: Dissertação
Título: Evasão na Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Goiano câmpus Iporá: o ensino de matemática em análise
Autor(es): Campos, Elizete Costa
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Mad Ana Desiree Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leigh Maria de
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, com o ensino de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio da aplicação de questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas e entrevistas com gravação em áudio. Observou-se nas respostas dos entrevistados que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Os dados coletados indicaram um misto de fatores intra e extraescolares que podem contribuir para a decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do referido curso, porém foi identificada como uma das mais difíceis de aprendizado. Percebeu-se nas falas dos ex-alunos que o processo ensino-aprendizagem utilizado por alguns professores, não facilita o aprendizado dos conteúdos de algumas disciplinas. O desenvolvimento do produto educacional foi idealizado a partir dos resultados da pesquisa. Identificou-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para a EJA. A educação de jovens e adultos tem sido objeto de estudos e, acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro o qual indica a necessidade de um conjunto de ações, tanto política, quanto no âmbito escolar, para que o sujeito da EJA possa se apropriar de uma educação emancipadora. Essa educação deve oferecer uma formação humana nos fundamentos de uma escola que integre o sujeito em todos os contextos da sua vida na sociedade.
Abstract: This research presents the results of the research carried out in the Qualification Course in Administrative Assistant, Proeja, Câmpus Iporá, Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano. The research had as focus to investigate if the dropout occurred in the mentioned course was related, among other factors, with the teaching of Mathematics. The applied methodology was qualitative in nature. The type of research was the case study, regarding the objectives, exploratory. Data were collected through the application of semi-structured questionnaires with open and closed questions and interviews with audio recording. It was observed in the respondents' answers that school dropout, besides socioeconomic issues, has the difficulties in the teaching-learning process. The data collected indicated a mix of intra and extracurricular factors that may contribute to the school dropout decision. The Mathematics discipline, which is the focus of this analysis, was not confirmed as a relevant factor in the student's decision to dropout this course, but was identified as one of the most difficult to learn. It was noticed in the students' speeches that the teaching-learning process used by some teachers does not facilitate the learning of the contents of some subjects. The development of the educational product was idealized from the results of the research. It was identified difficulties in the teaching-learning process and lack of specific pedagogical training for the EJA. The education of youngsters and adults has been the subject of studies and it is believed that this research has social relevance for addressing the issue of dropout as a thermometer which indicates the need for a set of actions, both political and school , so that the subject of the EJA can appropriate an emancipatory education. This education must offer a human formation in the foundations of a school that integrates the subject in all the contexts of his life in the society.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação Profissional
Evasão
Ensino de Matemática
Youth and Adult Education
Professional education
Dropout
Mathematics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE::ANALISE FUNCIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/462
Data do documento: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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