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Tipo: Dissertação
Título: Determinação de álcool na gasolina comum como estratégia para o ensino de soluções: a utilização de atividade experimental na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Ficks, Eulália Cristina Rodrigues
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Eveline Borges Vilela
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: Este estudo, inserido no arcabouço teórico da Química, teve como objetivo promover a aprendizagem no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do primeiro ano do Ensino Médio, por meio da utilização de uma Estratégia de Ensino (EE), voltada para a experimentação. Para tanto, procedeu-se à construção de um produto, mais precisamente uma estratégia de ensino (EE), cujo título “Determinação do teor de álcool na gasolina” buscou promover a relação entre o saber prévio do aluno e a construção do conhecimento científico, no que diz respeito a conceitos da Química presentes no cotidiano social, como, por exemplo, mistura, densidade, volume. A aplicação da atividade experimental foi realizada com o 1º ano do Curso de Secretariado do Ensino Médio da Educação de Jovens Adultos (EJA), do Instituto Federal de Goiás, Câmpus de Jataí. Na ocasião, a turma foi dividida em seis grupos de trabalho e a atividade fora distribuída em seis aulas de 45 minutos cada uma. A metodologia adotada seguiu os parâmetros propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), ou seja, os Momentos Pedagógicos, constituídos de Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Os resultados obtidos com a atividade experimental não só atestaram a participação e o interesse do grupo no desenvolvimento da atividade como também apontaram a relevância do uso das atividades experimentais no ensino de Química, uma vez que tais atividades propiciam o diálogo entre saber popular e conhecimento científico, considerando que os eventos químicos são partes constitutivas da sociedade. Além disso, a própria legislação educacional determina que o ensino seja promovido no sentido de educar para a vida e para a construção cidadã, levando o sujeito à tomada de decisões produtivas no âmbito pessoal e também social.
Abstract: This study, included in the theoretical framework in Chemistry, aimed to promote learning in the Teaching of Chemistry in the Education of Young and Adults (EJA) of the first year of high school, through the use of a Teaching Strategy (EE) for experimentation. In order to do so, a product was created, more precisely a teaching strategy (EE), whose title "Determination of the alcohol content of gasoline" sought to promote the relationship between the student's previous knowledge and the construction of scientific knowledge in relation to the concepts of chemistry present in social everyday life such as mixture, density, volume. The experimental activity was carried out with the 1st year of the Secondary Education Course of Young Adults Education (EJA), in the Federal Institute of Goiás, Jataí Câmpus. At the time, the class was divided into six work groups and the activity was distributed in six classes of 45 minutes each. The methodology adopted followed the parameters proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011), that is the Pedagogical Moments, consisting of Initial Problematization, Knowledge Organization and Knowledge Application. The results obtained with the experimental activity not only attested to the participation and interest of the group in the development of the activity but also pointed out the relevance of the use of the experimental activities in the teaching of Chemistry, since such activities encourage dialogue between popular knowledge and scientific knowledge, considering that chemical events are constitutive parts of society. In addition, the educational legislation itself requires that education must be promoted in the sense of educating for life and for citizen construction, leading the subject to make productive decisions in a personal and social context.
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividade Experimental
Jovens e Adultos
The teaching of Chemistry
Experimental Activity
Youth and Adults
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/460
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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