Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/458
Tipo: Dissertação
Título: Trigonometria no triângulo retângulo: um experimento didático-formativo fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental
Autor(es): Oliveira, Kelen Helena de
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Cleberson Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, João Eduardo
Resumo: A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – campus Rio Verde, nos cursos Técnicos em Administração e Edificações, integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, na disciplina Matemática IV. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Autores como Libâneo e Freitas; Ponte, Brocardo e Oliveira; Rego, Sancho e Hernández; Vaz, entre outros serviram de aporte para a investigação. A pergunta que orientou a pesquisa foi: “Como organizar um experimento didático-formativo de ensino-aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental?”. Buscando responder esta questão, foram planejadas atividades de estudo de trigonometria no triângulo retângulo com a utilização de ferramentas do software Geogebra. O experimento foi realizado no decorrer dos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho de 2018. Os alunos responderam um questionário, que foi proposto com o intuito de obter dados para analisar o perfil dos sujeitos da pesquisa, responderam uma avaliação diagnóstica que foi aplicada com o objetivo de identificar os conhecimentos preliminares dos estudantes referentes a conteúdos de trigonometria no triângulo retângulo, apresentaram seminários referentes à história da Trigonometria, entre outras tarefas, realizaram atividades de construção e investigação de figuras geométricas utilizando ferramentas do software Geogebra. Resolveram situações problemas de aplicação dos conteúdos estudados. As ações realizadas no decorrer do experimento didático-formativo foram propostas com o intuito de despertar zonas de desenvolvimento proximal que pudessem possibilitar a análise do desenvolvimento dos sujeitos da pesquisa. Apesar das dificuldades apcresentadas, as tarefas propostas possibilitaram que os sujeitos da pesquisa transitassem dos conceitos empíricos para os científicos. A interação dos alunos, e as mediações contribuíram para a apropriação das ferramentas do software e dos conceitos estudados. Acreditamos que a organização do experimento didático-formativo de estudo de trigonometria no triângulo retângulo produziu algo fundamentalmente novo no desenvolvimento dos sujeitos da pesquisa.
Abstract: The research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - campus Rio Verde, in the Technical courses in Administration and Buildings, integrated to the modality of Education of Youths and Adults, of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the Youth and Adult Education Modality - PROEJA, in Mathematics IV. Methodologically, a qualitative research was carried out based on the Theory of Developmental Teaching. Authors like Libâneo and Freitas; Ponte, Brocardo and Oliveira; Rego, Sancho and Hernández; Vaz, among others, contributed to the investigation. The question that guided the research was: "How to organize a didactic-formative teaching-learning experiment of trigonometry in the triangle rectangle, based on the theory of developmental teaching?". Seeking to answer this question, we planned activities of trigonometry study in the triangle rectangle with the use of Geogebra software tools. The experiment was carried out during the months of February, March, April, May and June of 2018. The students answered a questionnaire, which was proposed with the purpose of obtaining data to analyze the profile of the subjects of the research, answered a diagnostic evaluation that was applied with the objective of identifying students' preliminary knowledge regarding trigonometry contents in the triangle rectangle, presented seminars related to the history of Trigonometry, among other tasks, carried out activities of construction and investigation of geometric figures using Geogebra software tools. Resolved problems problems of application of the studied contents. The actions carried out during the didactic-formative experiment were proposed with the intention of awakening zones of proximal development that could allow the analysis of the development of the subjects of the research. Despite the difficulties presented, the proposed tasks allowed the research subjects to move from the empirical concepts to the scientists, the interaction of the students, and the mediations contributed to the appropriation of the software tools and the concepts studied. It is believed that the organization of the didactic-formative study of trigonometry in the triangle rectangle produced something fundamentally new in the development of the research subjects.
Palavras-chave: Ensino Desenvolvimental
Experimento didático-formativo
Trigonometria
Software Geogebra
Developmental Teaching
Didactic-formative experiment
Trigonometry
Geogebra Software
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/458
Data do documento: 25-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Kelen Helena de Oliveira.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Kelen Helena de Oliveira.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.