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Tipo: Dissertação
Título: A formação do professor de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica
Autor(es): Araújo, Rosângela dos Santos
Primeiro Orientador: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee1: Peixoto, Joana
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Resumo: A presente pesquisa toma como ponto de partida a necessidade de superação da simplificação teórico-pedagógica da formação do docente que ministra Ciências no Ensino Fundamental. Nesta perspectiva, procuramos responder à seguinte questão: de que modo se configura a relação entre teoria e prática na formação docente? A partir desse problema, propusemo-nos a: a) investigar a utilização dos pressupostos didático-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), como orientadores de um processo formativo que visa à apropriação de uma teoria educacional pelo docente; e b) desenvolver um projeto formativo com uma professora do Ensino Fundamental, com base na Pedagogia Histórico-Crítica. A PHC é tomada como fundamento da pesquisa por se constituir em perspectiva de formação que não opõe a teoria à prática, considerando que a formação humana implica na apropriação – pelo sujeito em formação – dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados. O referido projeto formativo – produto educacional da presente pesquisa – constituiu-se em um curso oferecido a uma professora de escola de tempo integral da rede estadual de educação no município de Iporá, estado de Goiás. O curso foi desenvolvido no período de 31/10 a 11/12/2007, com a duração de 12:30 horas. Sua estruturação seguiu os cinco passos que constituem a didática da PHC, quais sejam: 1) prática social inicial; 2) problematização; 3) instrumentalização; 4) catarse; 5) prática social final. Ao final do curso, a professora elaborou uma sequência didática tendo como foco o tema “o ensino de Ciências”. Foram realizadas duas entrevistas com a professora que participou do curso. A primeira, realizada no início, visou identificar o estado inicial de seu conhecimento sobre a temática, que foi o estudo das possibilidades de adoção dos fundamentos da PHC, utilizada como orientação à formação docente para o ensino de Ciências. A segunda entrevista, realizada no final do curso, visou avaliar, juntamente com a professora, as possibilidades didático-pedagógicas da PHC. A relação entre teoria e prática foi tomada como base para a análise dos dados da pesquisa. Tanto a docente como a pesquisadora vivenciaram o movimento entre a prática e a teoria, alcançando níveis mais elevados de apropriação da PHC e de seu potencial como orientadora do trabalho pedagógico. No entanto, os limites da formação inicial, o pouco conhecimento da PHC e o limitado tempo, colocaram-se como dificultadores do processo, que revelou fragilidades, especialmente no que diz respeito à compreensão das etapas propostas para a didática da PHC e da articulação entre estas etapas.
Abstract: The following research has as its starting point the necessity of surpassing the oversimplification of the pedagogical theory related to the teacher training of the Elementary school Science teacher. As a consequence, we aim at answering the following question: what is the relationship between theory and practice within teacher training? Therefore, we have an attempt to: a) investigate the use of teaching methods from Historical-Critical Pedagogy (HCP). They are the guidelines of a training process aiming at the adoption of an educational theory by the teacher. b) develop a training project with an Elementary school teacher, based on the Historical-Critical Pedagogy. The HCP is considered as this research foundation as it has the training perspective of not opposing theory to practice. It argues that the human development implies the acquisition - by the student - of knowledge historically built and socially organized. The aforementioned training project - educational product of this research - is a course offered by a teacher from a full-time public state-level school at Iporá city, Goiás state. The course was developed from October 31 to December 11, 2007, with a total of 12 hours and 30 minutes. It was structured following the five steps which are part of the HCP technique, which are: 1) initial social practice; 2) problematization; 3) instrumentalization; 4) catharsis; 5) final social practice. By the end of the course, the teacher created a structured sequence focusing on a topic from Science. Two interviews were held with the teacher who took part in the course. The first one, held at the beginning of the course, aimed at identifying the initial state of the teacher’s knowledge about the topic, which was the study of the possibilities of adopting key aspects from HCP as a guideline for the Science teacher training. The second one, the final interview, aimed at assessing - along with the teacher - the possibilities of pedagogical strategies from HCP. The relationship between theory and practice was considered as fundamental for the analysis of the research data. Both the teacher and the researcher observed the relationship between practice and theory, reaching higher levels of use of HCP and its potential as a guide for the pedagogical work. However, the limited initial teacher training, the lack of knowledge related to HCP and shortage of time, these were all difficulties faced throughout the process. These difficulties became weaknesses especially concerning the understanding of the stages put forth within the HCP framework and relation among those stages.
Palavras-chave: pedagogia histórico-crítica
relação entre teoria e prática
formação docente
historical-critical pedagogy
practice and theory relationship
teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/455
Data do documento: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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