Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/454
Tipo: Dissertação
Título: Vai equilibrar? as contribuições da sequência de ensino por investigação para alfabetização em linguagem no ensino de ciências
Autor(es): Hilario, Thiago Wedson
Primeiro Orientador: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Marcia Santos Anjo
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Lais Leni Oliveira
Resumo: Nesta pesquisa, objetiva-se identificar as contribuições de uma Sequência de Ensino por investigação (SEI) para o processo de Alfabetização em Linguagem. Direcionou-se as ações para a aplicação da SEI, em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Aparecida de Goiânia – Goiás. No decorrer do desenvolvimento desta sequência de ensino, buscou-se: favorecer o diálogo entre o ensino de Ciências e os processos de Alfabetização em Linguagem; estimular os processos de leitura e oralidade das crianças; estimular a produção escrita espontânea dos alunos participantes e apresentar os conceitos relacionados ao equilíbrio físico. O desenvolvimento da SEI deu-se em três dias letivos, nos quais, por meio de filmagens e gravação de áudios, coletou-se os dados referentes à leitura, à oralidade e às produções escritas das crianças, que serviram para análise da aquisição da língua escrita. Para a análise dos resultados, orientou-se a partir dos eixos da leitura, oralidade e produção escrita, essenciais para aprendizagem em alfabetização. No âmbito da leitura, percebe-se que houve contribuições para o desenvolvimento das habilidades associadas à fluidez e ao domínio do texto proposto. Contudo, um dos aspectos que se destacou foram as contribuições para a oralidade, observadas nas diferentes formas de participação dos alunos durante o desenvolvimento das atividades, principalmente na etapa de verbalização e socialização dos saberes construídos durante a solução dos problemas propostos na SEI. Por fim, os relatos escritos, solicitados no final das atividades investigativas, constituíram-se em uma oportunidade de as crianças expressarem seu entendimento sobre os fenômenos observados durante a experimentação. Muito além disso, o que se visualizou foi a intenção de diversas crianças em colocarem numa simples folha de papel branco aquilo que lhes foi significante na experimentação, perpetuando, a possibilidade de outras pessoas verem suas descobertas. Identificou-se alguns aspectos falhos durante o processo de validação da SEI, o que possibilitou melhorar a sequência aplicada, e estruturar uma proposta de produto educacional a ser desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O produto educacional resultante desse trabalho é uma SEI, composta por três kits de experimentação para trabalhar o equilíbrio físico em sala de aula e um caderno de orientações teóricas e metodológicas.
Abstract: In this research, we aim to identify the contributions of a Sequence of Teaching by Research (SEI) for the process of literacy in language. The actions for the application of the SEI were directed in a class of students of the 2nd year of the Elementary School of a Municipal School of Aparecida de Goiânia - Goiás. In the course of the development of this sequence of teaching, we sought to favor the dialogue between the teaching of science and the processes of literacy in language; stimulate children's reading and speaking processes; stimulate the spontaneous written production of the participating students; and present the concepts related to physical balance. The development of the SEI took place in three school days, in which, through filming and recording of audios, the data regarding reading, orality and written productions of the children were collected, which served to analyze the acquisition of the language writing. For the analysis of the results, it was oriented from the axes of reading, orality and written production, essential for learning in literacy. In the scope of the reading, it is noticed that there were contributions for the development of the abilities associated with the fluency and the domain of the proposed text. However, one of the aspects that stood out was the contributions to orality, observed in the different forms of student participation during the development of activities, especially in the stage of verbalization and socialization of the knowledge built during the solution of the problems proposed in the SEI. Finally, the written reports requested at the end of the research activities were an opportunity for the children to express their understanding about the phenomena observed during the experimentation. Moreover, what was visualized was the intention of several children to put in a simple sheet of white paper what was significant to them in experimentation, perpetuating the possibility of other people seeing their discoveries. It was identified some flawed aspects during the validation process of the SEI, which made it possible to improve the applied sequence, and to structure a proposal of an educational product to be developed in the initial years of Elementary School. The educational product resulting from this work is an SEI, composed of three experimentation kits to work the physical balance in the classroom and a notebook of theoretical and methodological orientations.
Palavras-chave: sequência de ensino por investigação
alfabetização em linguagem
ensino de ciências
equilíbrio físico
anos iniciais
sequence of Investigative teaching
literacy in language
science teaching
physical equilibrium
elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/454
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Thiago Wedson Hilario.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Thiago Wedson Hilario.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.