Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/453
Tipo: Dissertação
Título: Bilinguismo e ensino de matemática: a aprendizagem de situações-problema por alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Sequência didática bilíngue envolvendo o gênero textual situação-problema de matemática
Autor(es): Santos, Vanessa Silveira Moraes
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Rocha, Leonor Paniago
Resumo: Este Produto educacional está vinculado à dissertação intitulada Bilinguismo e ensino de Matemática: a aprendizagem de situações-problema por alunos surdos e ouvintes no ensino fundamental I. Buscou-se compreender as relações entre bilinguismo e aprendizagem de Matemática no contexto do ensino fundamental I. A pesquisa dividiu-se em dois momentos distintos, a coleta de dados se desenvolveu, em uma primeira etapa, por meio da observação do processo de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual estuda uma aluna surda, juntamente com alunos ouvintes. Simultaneamente à observação, houve a aplicação de entrevistas aos sujeitos do processo escolar desta turma, a saber: professor e intérprete da LIBRAS. O objetivo dessa primeira etapa da coleta de dados foi verificar se/como ocorre o bilinguismo na realidade analisada. Em um segundo momento da pesquisa, desenvolveu-se, na mesma turma, uma sequência didática para a aprendizagem de situações-problema de adição e de subtração. A partir deste estudo foi elaborado o Produto Educacional intitulado: Sequência didática bilíngue envolvendo o gênero textual situação-problema de Matemática. Esse Produto Educacional, desenvolvido em condições reais de sala de aula, revela o potencial dessa metodologia para o ensino do gênero textual situações-problema de adição e de subtração, bem como para o desenvolvimento dos estudantes, surdos e ouvintes, mediado pela linguagem e pela interação verbal ou sinalizada por meio da Libras.
Abstract: This educational product is linked to the dissertation entitled Bilingualism and teaching of Mathematics: the learning of problem situations by deaf students and listeners in elementary school I. It was sought to understand the relationship between bilingualism and learning of Mathematics in the context of elementary education I. research was divided into two distinct moments, the data collection was developed, in a first stage, by observing the teaching process in a class of the first year of Elementary School I, in which a deaf student studies along with students listeners. Simultaneously with the observation, there were interviews with the subjects of the school process of this class, namely: teacher and interpreter of LIBRAS. The objective of this first stage of data collection was to verify if / how bilingualism occurs in the reality analyzed. In a second moment of the research, a didactic sequence for the learning of problem situations of addition and subtraction was developed in the same class. From this study was elaborated the Educational Product entitled: Bilingual didactic sequence involving the textual genre situation-problem of Mathematics. This Educational Product, developed in real classroom conditions, reveals the potential of this methodology for teaching the textual genre problem-situations of addition and subtraction, as well as for the development of students, deaf and hearing, mediated by language and verbal or signaled interaction through the Pounds.
Palavras-chave: sequência didática
bilinguismo
situação-problema
matemática
learning sequence
bilingualism
problem situation
mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/453
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Vanessa Silveira Moraes Santos.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Vanessa Silveira Moraes Santos.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.