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Tipo: Dissertação
Título: Gestão democrática e as licenciaturas em ciências e em matemática do Instituto Federal de Goiás
Autor(es): Maciel, Arquidânia Lásara Franco
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Marco Antônio de
Resumo: Resultante de uma inquietação no que diz respeito a vivência da gestão democrática nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia e, especialmente em seus cursos de licenciaturas em Ciências e Matemática, este trabalho teve como objetivo diagnosticar se e como os princípios de e para uma gestão democrática se materializam nos documentos institucionais, evidenciando o processo de participação dos servidores na elaboração desses documentos e o compromisso político neles assumidos, e mapeando se e como os projetos de cursos de formação de professores nas áreas de Ciências e Matemática do IFG se coadunam com o projeto da instituição que deseja ser democrática. Para tal, está organizado em cinco (05) partes. Na primeira, inicia-se com um breve histórico sobre o desenvolvimento da Educação Brasileira a partir da Primeira República, passando pelo surgimento da Gestão Democrática, bem como por seu desenvolvimento na educação e na escola. Tratou ainda, da Gestão Democrática e sua influência nas Licenciaturas de Ciências e de Matemática. Como o foco do estudo são as Licenciaturas em Ciências e em Matemática do IFG, fez-se um levantamento do histórico desta instituição, bem como dos Câmpus que possuem as Licenciaturas em Ciências e em Matemática, passando em seguida para uma análise/estudo desse processo frente a essas licenciaturas no IFG por meio de documentos institucionais como PDI, Regimento Geral, Estatuto, Conselhos, Resoluções e por fim os PPC das licenciaturas de cada Câmpus. Foram ainda aplicados dois questionários: um direcionado aos gestores dos Câmpus que possuem estas licenciaturas e o outro direcionado aos membros dos colegiados dos cursos de Licenciatura em Ciências e em Matemática. Os resultados mostram : 1) evidências de um processo (de vir-a-ser) de gestão democrática nos documentos institucionais macros do IFG; 2) a pouca presença da coletividade no processo de elaboração e construção dos PPC investigados o que veio a ser confirmado quando da coleta de informações dos gestores, e dos membros dos colegiados dos cursos, através dos questionários aplicados; 3) possível falta de unicidade quanto a real importância atribuída ao PPC por parte dos gestores, dada a indicação de um grau baixo de importância, o que foi possível verificar pelos questionários; 4) Indicativos de que os PPC das licenciaturas estudadas não ficam disponíveis para acesso de todos os envolvidos e interessados. Finaliza-se este com um guia de orientação que objetiva subsidiar quaisquer comunidades acadêmicas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica a incluir a gestão democrática nos PPC e em outros momentos e instâncias do cotidiano escolar.
Abstract: Resulting from a concern about the experience of democratic management in the Federal Institutes of Education Science and Technology and, especially in their undergraduate courses in Science and Mathematics, this paper aimed to diagnose if and how the principles of and for a management materialize in the institutional documents, highlighting the process of participation of the civil servants in the preparation of these documents and the political commitment assumed in them, and mapping if and how the projects of teacher training courses in the areas of Science and Mathematics of IFG are in line with the project of the institution that wishes to be democratic. To this end, it is organized into five (05) parts. In the first, it begins with a brief history of the development of Brazilian Education from the First Republic, through the emergence of Democratic Management, as well as its development in education and school. It also dealt with Democratic Management and its influence on Science and Mathematics Degrees. As the focus of the study are the Degrees in Science and Mathematics of IFG, it was made a survey of the history of this institution, as well as the Campus that have the Degrees in Science and Mathematics, then moving on to an analysis / study of this process. against these undergraduate degrees in the IFG through institutional documents such as PDI, General Rules, Statute, Councils, Resolutions and finally the PPC of the undergraduate degrees of each Campus. Two questionnaires were also applied: one directed to Campus managers who have these degrees and the other directed to members of the collegiate courses of the Degree in Science and Mathematics. The results show: 1) evidence of a (becoming) democratic management process in the IFG macro institutional documents; 2) the low presence of the community in the process of elaboration and construction of the investigated PPC, which was confirmed when the information was collected from the managers, and the members of the collegiate courses, through the applied questionnaires; 3) possible lack of uniqueness regarding the real importance attributed to the PPC by the managers, given the indication of a low degree of importance, which was possible to verify by the questionnaires; 4) Indicative that the PPC of the degrees studied are not available for access by all involved and interested. It concludes with an orientation guide that aims to subsidize any academic communities of institutions of the Federal Network of Vocational, Technical and Technological Education to include democratic management in PPC and in other moments and instances of school daily life.
Palavras-chave: gestão democrática
licenciaturas em ciências e matemática
Instituto Federal de Goiás
democratic management
bachelor of science and mathematics
Federal Institute of Goiás.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/451
Data do documento: 14-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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