Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/450
Tipo: | Dissertação |
Título: | A investigação matemática com o Geogebra no estágio com pesquisa do curso de licenciatura em matemática da UEG/Iporá |
Autor(es): | Oliveira, Claudimary Moreira Silva |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lemos, Glen Cézar |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes, Adriana Aparecida Molina |
Resumo: | Este trabalho com o tema a Investigação Matemática com o Geogebra no estágio com pesquisa do curso de licenciatura em Matemática da UEG/Iporá buscou responder as seguintes perguntas: A mediação pedagógica dos estagiários do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá, em 2014 possibilitou a Investigação Matemática em sala de aula? Como realizar a mediação entre a entre a pesquisa e a formação docente por meio do Estágio Supervisionado? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como aportes teóricos principais Ponte (2013), Skovsmose (2001), Pimenta e Lima (2008), Valente (1999), Lorenzato (2010) e Borba (2007). O objetivo foi interpretar a mediação pedagógica dos estagiários do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá, em 2014, buscando identificar as peculiaridades da Investigação Matemática em sala de aula e analisar o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre a pesquisa e a formação docente. Outros objetivos foram estimular a pesquisa como elemento importante na formação do professor, por meio do Estágio Supervisionado, realizar atividades experimentais de Investigação Matemática com o Geogebra e contribuir na formação dos futuros professores para o uso adequado do software educacional Geogebra. Para tanto, os estagiários desenvolveram projetos de pesquisas em que durante o estágio fez-se estudos teóricos, planejou-se a questão de pesquisa, definiu-se os objetivos e elaboraram-se atividades pedagógicas de Investigação Matemática com o Geogebra que foram desenvolvidas pelos estagiários em duas escolas públicas de Iporá. Após as aulas experimentais analisaram se houve envolvimento e se os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, levantar conjecturas, discutir, formular respostas, formalizar e generalizar e construir conceitos matemáticos produzindo relatos de experiência/artigos científicos. Os artigos e as autoavaliações dos estagiários, juntamente com o diário de campo do pesquisador registrado durante o acompanhamento das aulas e durante as reuniões do grupo de estudo foram objetos de análise desta pesquisa que visou analisar a mediação pedagógica dos estagiários na condução das etapas, introdução do assunto, da investigação e experimentações e da discussão dos resultados, que são peculiares às aulas de Investigação Matemática. Por se tratar de uma pesquisa de mestrado profissionalizante tem-se um produto, que se trata de um sítio na internet para tornar pública a pesquisa realizada, que é significativa por representar uma forma diferenciada de trabalhar o estágio como pesquisa e possibilitará influenciar no ensino de Matemática de Iporá e de outras localidades por ser uma forma inovadora de ensinar Matemática. |
Abstract: | This work with the theme Mathematical Research with Geogebra in the research internship of the undergraduate course in Mathematics of UEG / Iporá sought to answer the following questions: The pedagogical mediation of the fourth year interns of the Mathematics Degree course of UEG / Iporá, in 2014 made mathematical research possible in the classroom? How to mediate between research and teacher education through Supervised Internship? This is a qualitative research that had as main theoretical contributions Ponte (2013), Skovsmose (2001), Pimenta and Lima (2008), Valente (1999), Lorenzato (2010) and Borba (2007). The objective was to interpret the pedagogical mediation of fourth year interns of the UEG / Iporá Mathematics Degree course in 2014, seeking to identify the peculiarities of Mathematical Research in the classroom and to analyze the Supervised Internship as a mediation between research and training. teacher. Other objectives were to stimulate research as an important element in teacher training through Supervised Internship, to conduct experimental Mathematical Research activities with Geogebra and to contribute to the training of future teachers for the proper use of Geogebra educational software.To this end, the trainees developed research projects in which during the internship theoretic studies were made, the research question was planned, the objectives were defined and the mathematical investigation pedagogical activities with Geogebra were developed by the interns. in two public schools in Iporá. After the experimental classes they analyzed if there was involvement and if the students had the opportunity to experiment, to conjecture, to discuss, to formulate answers, to formalize and generalize and to construct mathematical concepts producing experiences reports / scientific articles. The articles and the self-assessments of the interns, together with the researcher's field diary recorded during the follow-up of the classes and during the study group meetings were the object of analysis of this research that aimed to analyze the pedagogical mediation of the interns in the conduction of the stages. subject matter, research and experimentation and discussion of results, which are peculiar to Mathematical Research classes. As this is a professional master's research, there is a product, which is a website to make the research public, which is significant because it represents a different way of working the internship as a research and will allow to influence the teaching of Mathematics of Iporá and other locations for being an innovative way to teach mathematics. |
Palavras-chave: | formação docente mediação pedagógica investigação matemática geogebra teacher training pedagogical mediation mathematical research geogebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/450 |
Data do documento: | 12-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Claudimary Moreira Silva Oliveira.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Claudimary Moreira Silva Oliveira.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.