Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/447
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição das atividades experimentais no ensino de química para o 1º ano do ensino médio, mediada pelas tecnologias, com enfoque em educação para todos
Autor(es): Silva, Carivaldo Almeida da
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Malaquias, Karla da Silva
Resumo: A abordagem da Química, para o ensino o médio, vem sendo conduzida de maneira desvinculada do cotidiano do aluno, priorizando o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias, suscitando no desinteresse pelos conteúdos químicos e esta realidade requer uma estratégia metodológica que possa auxiliar os professores neste desafio permanente do ensino de química. A presente pesquisa teve como finalidade investigar a contribuição das atividades experimentais como metodologia para o ensino de química e foi realizada por meio do estudo de cinco atividades aplicadas para o 1º ano do ensino médio, para então, produzir uma sequência de ensino a ser utilizada como material pedagógico alternativo, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa e aplicada em três momentos pedagógicos: roda de conversa para explanação, problematização e contextualização; laboratório de informática, acesso dirigido e teorização; laboratório de química, experimentação. A pesquisa teve como participantes, estudantes do 1º ano do ensino médio, noturno, da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra e a coleta de dados realizada por meio de questionários impressos. A análise e discussão dos resultados indicaram que a metodologia possibilitou a interação dialógica, a contextualização e a construção de significados. Nesse sentido, a pesquisa apontou que a sequência de ensino bem elaborada, fundamentada e contextualizada contribuiu no processo de ensino de química, favorecendo a inclusão e a relação com o cotidiano do aluno.
Abstract: The approach of the contents of Chemistry, for regular high school, has been conducted in a way that is disconnected from the student's daily life, prioritizing the textbook, verbalizing the contents and excessive application of theories, raising students' lack of interest in chemical content and this reality requires a methodological innovation that can assist teachers in this ongoing challenge of teaching learning in chemistry. The present research aimed to investigate the contribution of experimental activities as a methodology for the teaching of chemistry and was carried out through the study of five activities applied to the 1st year of high school, to then produce a sequence of teaching to be used as alternative teaching material, aiming to contribute to the teaching and learning process of chemical transformations. The research was developed in a qualitative and applied perspective in a meeting structured in three pedagogical moments: discussion wheel for explanation, problematization and contextualization; computer lab, directed access and theorizing; chemistry laboratory, experimentation. The research had as subjects, students of the 1st year of high school, night, of the Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra and the data collection carried out through printed questionnaires. The analysis and discussion of the results indicated that the methodology enabled dialogic interaction, contextualization and the construction of meanings. In this sense, the investigation pointed out that a well-developed, well-founded and contextualized teaching sequence contributed to the teaching and learning process, favoring inclusion and relationship with the student's social daily life.
Palavras-chave: ensino de química
transformações químicas
atividades experimentais
chemistry teaching
chemical transformations
experimental activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/447
Data do documento: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.