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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/445
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de química no curso de secretariado na modalidade EJa do IFG câmpus Jataí: proposta de matereial didático |
Autor(es): | Pereira, Hailton Ferreira |
Primeiro Orientador: | Silva, Carlos Cezar da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Carlos Cezar da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de |
Resumo: | O conhecimento químico é fundamental para a compreensão dos processos físicos e químicos que nos cercam, para promover e acompanhar o desenvolvimento tecnológico e melhorar a vida com qualidade. No entanto, a formação de um conhecimento químico realmente significativo, tem sido um desafio para os educadores em todo o país. Estudos apontam que o ensino contextualizado através de atividades experimentais relacionadas com o cotidiano dos aprendizes tem provocado nesses um maior interesse em participar dos conteúdos programados. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir para o ensino de química com o objetivo geral de propor um material didático que leve em consideração atividades experimentais contextualizadas, que possam auxiliar os professores a ministrar os conteúdos de oxirredução. Na primeira parte do trabalho foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de química na EJA/PROEJA, observando que grande parte dos professores trata esse ensino de forma tradicional, não conseguindo contextualizar com o cotidiano dos aprendizes, quase sempre não realizando atividades práticas. A segunda parte da pesquisa consistiu justamente na elaboração de uma sequência didática, a partir das atividades experimentais, com o fim de promover a aprendizagem abordando o eixo temático “corrosão”. Verificou-se que o trabalho atingiu os objetivos propostos. Uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos estavam mais participativos e interessados em estudar química. A resposta dos alunos aos questionários também demonstrou que eles realmente conseguiram entender os conteúdos propostos e que são capazes de relacioná-los com situações reais. Uma avaliação quantitativa do material revelou que 10% dos alunos conseguiram media entre 6,0 e 6,9, 30% entre 7,0 e 8,0 e que 60%, portanto a maioria, acima de 8,0. |
Abstract: | Chemical knowledge is fundamental to understanding the physical and chemical processes that surround us, to promote and monitor technological development and to improve life with quality. However, the formation of truly significant chemical knowledge has been a challenge for educators across the country. Studies indicate that the contextualized teaching through experimental activities related to the learners' daily life has provoked in them a greater interest in participating in the programmed contents. From this perspective, this research was conducted to contribute to the teaching of chemistry with the general objective of proposing a didactic material that takes into account contextualized experimental activities, which can help teachers to deliver the content of oxeduction. In the first part of the work, a bibliographic research on chemistry teaching was done at EJA / PROEJA, observing that most teachers treat this teaching in a traditional way, failing to contextualize it with the learners' daily life, almost always not performing practical activities. The second part of the research consisted precisely in the elaboration of a didactic sequence, based on experimental activities, in order to promote learning by addressing the thematic axis “corrosion”. It was found that the work achieved the proposed objectives. A qualitative assessment showed that students were more participative and interested in studying chemistry. The students' response to the questionnaires also showed that they were really able to understand the proposed contents and are able to relate them to real situations. A quantitative evaluation of the material revealed that 10% of the students were able to average between 6.0 and 6.9, 30% between 7.0 and 8.0 and that 60%, therefore the majority, above 8.0. |
Palavras-chave: | ensino de química EJA/PROEJA experimentação sequência didática chemistry teaching experimentation didactic sequence. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/445 |
Data do documento: | 3-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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