Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/444
Tipo: Dissertação
Título: Formação de conceitos matemáticos: um estudo baseado na teoria do ensino desenvolvimental
Autor(es): Barros, Kliver Moreira
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Esdras Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Jesus, Elivanete Alves de
Resumo: A pesquisa buscou investigar a formação de conceitos matemáticos em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual PM localizado em Caiapônia-GO em novembro de 2014. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como base teórica a integração da Teoria do Ensino Desenvolvimental proposta por Davydov, a Investigação Matemática embasada em Ponte, Brocardo e Oliveira (2013) e na utilização do software Geogebra com o intuito de responder à questão de pesquisa: quais as contribuições que esta integração proporciona para a formação de conceitos matemáticos? A Teoria do Ensino Desenvolvimental propõe organizar e estruturar o ensino levando os alunos a formarem, de forma ativa, no processo de ensino-aprendizagem, um novo nível de desenvolvimento intelectual, não apenas se adaptando ao nível já formado. A Investigação Matemática foi utilizada de modo que auxiliasse na interação entre os alunos e o professor, fazendo com que estes explorassem o objeto de estudo, formulassem conjecturas, fizessem testes e justificassem os conceitos. Para tanto, integrou-se às etapas da investigação com o Geogebra que é um software matemático livre dinâmico e multiplataforma, foi utilizado como dispositivo tecnológico pedagógico, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A sequência de atividades de estudo foi estruturada, de acordo com a fundamentação teórica que foi proposta, de forma que os alunos se apropriassem da formação de conceitos de área e perímetro de figuras planas, que era um dos conteúdos previstos no cronograma letivo da professora regente da turma. Foram utilizadas cinco aulas para aplicar as atividades e duas aulas para aplicar os questionários e termos de consentimento de participação na pesquisa. As aulas foram realizadas no LIE – Laboratório de Informática Educacional da própria escola, que possui o software Geogebra, salientando que os alunos nunca tinham utilizado softwares em aulas de Matemática. A análise dos resultados foi efetuada por meio das filmagens e do caderno de anotações onde cada aluno descrevia etapas das atividades. As atividades tiveram início com a história da Matemática e da Geometria, com a finalidade de mostrar a importância social dos conceitos trabalhados. Uma aula foi utilizada para adaptação dos alunos ao software, nas três últimas aulas foram aplicadas atividades que levaram os alunos a identificar a essência do objeto de estudo, em outras palavras, conseguiram estabelecer as fórmulas para se calcular a área e o perímetro de quadrados e triângulos. Ao final da aplicação da proposta, percebeu-se que as atividades embasadas no Ensino Desenvolvimental fizeram com que os alunos participassem da construção do seu próprio conhecimento, se apropriando dos conceitos abordados no seu cotidiano de forma sistemática e científica, propiciando um desenvolvimento de seu pensamento teórico-científico de forma que concretizassem e aplicassem os conceitos em problemas específicos. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas à infraestrutura do LIE, que estava em reforma próximo ao período de início das atividades; e a três alunas com dificuldades, duas delas somente copiam de uma colega e outra aluna está na escola para socialização, pois teve paralisia infantil, tendo déficit mental e paralisia dos membros
Abstract: The research aimed to investigate the formation of mathematical concepts in students of the sixth grade of Elementary School of the State College PM located in Caiapônia-GO in November 2014. For the development of the research, the integration of the theory of developmental teaching was used as a theoretical basis. proposed by Davydov, the Mathematical Research based on Ponte, Brocardo and Oliveira (2013) and the use of Geogebra software in order to answer the research question: what contributions does this integration provide for the formation of mathematical concepts? The Theory of Developmental Teaching proposes to organize and structure teaching leading students to actively form, in the teaching-learning process, a new level of intellectual development, not just adapting to the level already formed. The Mathematical Investigation was used in such a way as to assist in the interaction between the students and the teacher, making them explore the object of study, formulate conjectures, make tests and justify the concepts. To this end, it was integrated into the research stages with Geogebra, which is a dynamic and multiplatform free mathematical software. It was used as a pedagogical technological device in order to facilitate the teaching-learning process. The sequence of study activities was structured, according to the theoretical foundation that was proposed, so that the students appropriated the formation of concepts of area and perimeter of flat figures, which was one of the contents foreseen in the teaching schedule of the conducting teacher. from the team. Five classes were used to apply the activities and two classes to apply the questionnaires and terms of consent to participate in the research. The classes were held at the LIE - Educational Computer Lab of the school itself, which has the Geogebra software, pointing out that students had never used software in mathematics classes. The analysis of the results was made through the filming and the notebook where each student described the steps of the activities. The activities began with the history of mathematics and geometry, in order to show the social importance of the concepts worked. One class was used to adapt the students to the software, the last three classes were applied activities that led the students to identify the essence of the object of study, in other words, were able to establish the formulas to calculate the area and the perimeter of squares and Triangles. At the end of the application of the proposal, it was noticed that the activities based on Developmental Teaching made the students participate in the construction of their own knowledge, appropriating the concepts approached in their daily lives in a systematic and scientific way, providing a development of their thinking. theoretical-scientific approach so that they concretize and apply the concepts in specific problems. The main difficulties encountered are related to the LIE infrastructure, which was under renovation near the beginning of the activities; and three students with difficulties, two of them only copy from a colleague and another student is in school for socialization, because she had child paralysis, having mental deficit and limb paralysis.
Palavras-chave: ensino desenvolvimental
tecnologias
investigação matemática
formação de conceitos
developmental teaching
technologies mathematical research
concept formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/444
Data do documento: Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Kliver Moreira Barros.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.