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Tipo: Dissertação
Título: Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular
Autor(es): Santos, Magda Cabral Costa
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Adriana Aparecida Molina
Resumo: Tendo em vista o ensino de matemática para alunos com necessidades educacionais especiais, esta pesquisa surgiu da inquietação em conciliar o ensino de matemática às práticas inclusivas. Pensou-se em uma metodologia que contribuísse para a aprendizagem do aluno surdo em aulas de matemática. A pesquisa foi elaborada a partir da seguinte questão: a investigação matemática em sala de aula é uma metodologia apropriada para trabalhar conteúdos matemáticos com alunos surdos de forma significativa? Assim, o objetivo que sustentou essa pesquisa consistiu em desenvolver uma sequência de ensino, por meio da investigação matemática em sala de aula, aos alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Jataí-GO, tendo em vista a inclusão de uma aluna surda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se optou pelo estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação em sala de aula, na qual se observou as aulas de matemática ministradas pela professora regente da turma; a aplicação de questionário à professora regente e à intérprete e a aplicação de uma sequência de ensino por investigação matemática, com três atividades de caráter investigativo. As análises centraram-se inicialmente nas observações e na participação dos alunos nas investigações matemáticas, as quais exigiram: discussões orais, elaboração de relatórios da investigação matemática em sala de aula e resolução de problemas matemáticos relacionados às investigações. Nas atividades investigativas foram trabalhados os conteúdos de unidades medidas de comprimento (metro) e de capacidade (litro); operações com números decimais e porcentagens, pertencentes ao currículo do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa revela que a investigação matemática em sala de aula possibilita a inclusão do aluno surdo nas aulas de matemática, uma vez que possibilitou a interação desse aluno, não só com os colegas, mas com todo o processo investigativo. Revelou também que o aluno surdo, em situação de aprendizagem que o favoreça, ou seja, quando a metodologia o inclui no processo educativo, mostra-se com as mesmas dificuldades e as mesmas possibilidades de aprendizagem que os alunos, considerados regulares.
Abstract: With a view to teaching mathematics to students with special educational needs, this research arose from the concern to reconcile mathematics teaching with inclusive practices. We thought of a methodology that contributed to the learning of deaf students in math classes. The research was based on the following question: Is classroom mathematical research an appropriate methodology for working mathematical content with deaf students significantly? Thus, the objective that supported this research was to develop a teaching sequence, through mathematical investigation in the classroom, to the students of a 5th grade elementary school class of a public school in Jataí-GO, in order to inclusion of a deaf student. This is a qualitative research, which opted for the case study. As data collection instruments we used classroom observation, in which we observed the math classes given by the classroom teacher; the application of a questionnaire to the conducting teacher and the interpreter and the application of a teaching sequence by mathematical investigation, with three investigative activities.The analyzes initially focused on students' observations and participation in mathematical investigations, which required: oral discussions, reporting of mathematical research in the classroom, and solving mathematical problems related to investigations. In the investigative activities the contents of units measured in length (meter) and capacity (liter) were worked out; operations with decimal numbers and percentages, belonging to the curriculum of the 5th grade of elementary school. The research reveals that the mathematical investigation in the classroom allows the inclusion of the deaf student in the mathematics classes, since it enabled the interaction of this student, not only with colleagues, but with the entire investigative process. It also revealed that the deaf student, in a learning situation that favors him, that is, when the methodology includes him in the educational process, presents with the same difficulties and learning possibilities as the students, considered regular.
Palavras-chave: educação inclusiva
investigação matemática em sala de aula
ensino de matemática para alunos surdos
inclusive education
mathematical research in the classroom
mathematics teaching for deaf students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/442
Data do documento: 17-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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