Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/440
Tipo: | Dissertação |
Título: | As tecnologias digitais como suporte para a leitura e a escrita no ensino de matemática |
Autor(es): | Pereira, Stelamara Souza |
Primeiro Orientador: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Peixoto, Joana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes, Adriana Aparecida Molina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada no município de Doverlândia-GO, com professores da rede pública de ensino, e teve como objetivo verificar como os professores mobilizam conhecimentos (ou saberes) matemáticos em relação à proposta pedagógica com a leitura e a escrita nas aulas de Matemática, utilizando as Tecnologias Digitais –TD, como ferramentas de apoio. Investigaram-se as seguintes questões: quais os sentidos que os docentes atribuem ao uso da Redação Matemática como instrumento pedagógico? Como o uso de escrita na Matemática com TD pode contribuir para a aprendizagem nesta disciplina? Esta pesquisa de abordagem qualitativa propôs como produto educacional, um curso de formação de professores para investigação da própria prática sobre o uso da Redação Matemática no ensino de Matemática e teve como instrumento de coleta de dados: questionários, entrevistas, fóruns virtuais, filmagens e sequências didáticas (com o uso de histórias em quadrinhos, de cartas e de diários) elaboradas pelos docentes. Os resultados obtidos mostraram que os docentes atribuem diversos sentidos ao realizarem atividades com os recursos educacionais utilizados, entre eles os sentidos de: ilustração, complementação, construção de conceitos e motivação. Identificou-se também que eles abordam a leitura e a escrita na Matemática na resolução de problemas, o q os levou à reflexão da inserção desses instrumentos pedagógicos para auxiliar na sua prática. Notou-se ainda interesse pelos docentes em desenvolver trabalhos com as TD, contudo, na maioria das vezes, ficam impossibilitados pela falta e/ou pelas precárias condições dos laboratórios de informática das escolas em que trabalham. |
Abstract: | This research was conducted in the city of Doverlândia-GO, with teachers from public schools, and aimed to verify how teachers mobilize mathematical knowledge (or knowledge) in relation to the pedagogical proposal with reading and writing in mathematics classes, using Digital Technologies –TD as supporting tools. The following questions were investigated: what meanings do teachers attribute to the use of Mathematical Writing as a pedagogical instrument? How can the use of writing in mathematics with DT contribute to learning in this discipline? This qualitative research proposed as an educational product, a teacher training course to investigate their own practice on the use of Mathematical Writing in the teaching of Mathematics and had as data collection instrument: questionnaires, interviews, virtual forums, filming and sequences. didactics (using comic books, letters and diaries) prepared by the teachers. The results showed that teachers attribute different meanings when performing activities with the educational resources used, including the meanings of: illustration, complementation, construction of concepts and motivation. It was also identified that they approach reading and writing in mathematics in problem solving, which led them to reflect on the insertion of these pedagogical instruments to assist in their practice. It was also noted interest by teachers to develop work with the TD, however, most of the time, are impossible because of the lack and / or precarious conditions of the computer labs of the schools in which they work. |
Palavras-chave: | redação matemática tecnologias digitais práticas pedagógicas mathematical writing digital technologies pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/440 |
Data do documento: | Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Stelamara Souza Pereira.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Stelamara Souza Pereira.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.