Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/437
Tipo: Dissertação
Título: Modelo dos campos semânticos: produção de significados para as noções de área e perímetro no ensino fundamental II
Autor(es): Miranda, Dilene Gomes de
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Vanda Domingos
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida para responder ao seguinte problema: Que significados são produzidos para as noções de área e perímetro de figuras planas, por alunos do ensino fundamental II, na determinação da quantidade de papel utilizada para confeccionar embalagens para presente em formatos variados? Para tanto, foi utilizado o método de coleta de dados por videografia, registro dos alunos e da professora pesquisadora, elegendo como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, tendo como referencial teórico e instrumento de leitura positiva da produção de significados propiciada pelo Modelo dos Campos Semânticos, criado por Romulo Campos Lins. A pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira em Itumbiara, Goiás, em uma turma de reagrupamento de alunos do sexto ao nono ano, de ensino em tempo integral, A partir da análise de dados, foi possível perceber a importância de ouvir os alunos para entender de que forma pensam e produzem os significados para determinados assuntos, possibilitando, assim, identificar suas dificuldades e propor intervenções. Foi elaborado um produto educacional intitulado Confecção de embalagens, com as atividades desenvolvidas durante a eletiva, que podem ser aplicadas em turmas a partir do sexto ano, sem necessariamente serem alunos de mesma turma. Percebemos com base no que foi desenvolvido que o Modelo dos Campos Semânticos acontece em ação, ou seja, só acontece quando o colocamos em prática, pois só há produção de significado no processo e na execução de uma atividade ou tarefa realizada pelos alunos.
Abstract: The present research was developed to answer the following problem: What meanings are produced for the notions of area and perimeter of flat figures, by elementary students II, in determining the amount of paper used to make gift packaging in varied formats? For that, the method of collecting data by videography, student and teacher registration was chosen, choosing qualitative research as methodology, through a case study, having as theoretical reference and positive reading instrument of the production of meanings propitiated by the Semantic Fields Model, created by Romulo Campos Lins. The research was developed at the State School Dr. José Feliciano Ferreira in Itumbiara, Goiás, in a class of reunification of students from the sixth to the ninth year, full time teaching, From the data analysis, it was possible to perceive the importance of listening the students to understand how they think and produce meanings for certain subjects, thus making it possible to identify their difficulties and propose interventions. An educational product entitled Packaging Design was elaborated, with the activities developed during the elective, that can be applied in classes from the sixth year, without necessarily being students of the same class. We realized that the Semantic Fields Model is in action, that is, it only happens when we put it into practice, because there is only meaning production in the process and in the execution of an activity or task performed by the students.
Palavras-chave: área e perímetro
produção de significados
modelo dos campos semânticos
area and perimeter
production of meanings
semantic fields model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/437
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Dilene Gomes de Miranda.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Dilene Gomes de Miranda.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.