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Tipo: Dissertação
Título: A abordagem da educação ambiental em material audiovisual utilizado por professores de biologia em escola da rede estadual de Jaciara-MT
Autor(es): Brusamarelo, Daniela
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
Resumo: A Educação Ambiental (EA) presente em materiais audiovisuais e na prática docente de professores de Biologia necessita ser avaliada a fim de compreendermos como ela se encontra no contexto educacional. A base teórica que compõe a investigação aqui apresentada se sustenta em autores que apontam o predomínio da abordagem conservadora e defendem a prática da abordagem crítica. Nesse sentido, a partir da reflexão sobre a trajetória da EA, a institucionalização das políticas educacionais nacionais, da diversidade de concepções e de práticas postas e os resultados aos quais conduzem, definimos a análise levando em conta as categorias estabelecidas nos estudos de Lucie Sauvè. A metodologia adotada baseou-se na abordagem qualitativa em forma de estudo de caso, realizado em uma escola de ensino médio com professores de Biologia. A abordagem da EA nos documentos escolares foi investigada observando o atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais e às Orientações Curriculares da Educação Básica de Mato Grosso. Os materiais audiovisuais utilizados pelos professores foram identificados por meio de questionário. A abordagem da EA presente na prática docente foi investigada por meio da observação, do diário de campo e de registro em áudio. As concepções de EA existentes nesses materiais e na prática docente foram analisadas, culminando na elaboração de um quadro para estudo dos materiais audiovisuais. Posteriormente, foi realizada uma intervenção junto aos professores em forma de seminário conceitual. Em relação aos documentos escolares, identificamos que a EA ainda não conquistou seu espaço, realidade que não condiz com a transversalidade, a interdisciplinaridade e a concepção ampliada da abordagem da EA previstas nos documentos que orientam a educação básica nacional. Os dados obtidos mostraram que na prática da EA pelos professores participantes da pesquisa predominam os materiais audiovisuais de abordagem conservacionista/recursista, concepção reafirmada na prática docente. A pesquisa apontou para a necessária articulação entre os documentos basilares da educação e o projeto escolar, a promoção do debate da EA em uma perspectiva crítica na prática docente do ensino médio e a demanda pela formação inicial e continuada de professores. Como produto final desta dissertação, foi elaborado um material de apoio à formação docente, sustentado em uma abordagem da EA crítico-reflexiva utilizando material audiovisual.
Abstract: The Environmental Education present in audiovisual materials and the teaching practice of Biology teachers needs to be evaluated in order to understand how it is found in the educational context. The theoretical basis of the research is supported by authors who point out the predominance of the conservative approaching of Environmental Education and that defend practice of the critical approach. In this sense, based on the reflection on the trajectory of EE, the institutionalization of national educational policies, the diversity of conceptions and practices and the results to which they lead, we define the analysis taking into account the categories established in the studies of Lucie Sauvè. The methodology adopted was based on the qualitative approaching in the form of a case study, carried out in a high school with professors of Biology. The Environmental Education approaching in the school documents was investigated in compliance with the National Curricular Guidelines and the Basic Education Curriculum Guidelines of Mato Grosso. The audiovisual materials used by the teachers were identified through a questionnaire. The Environmental Education approach present in teaching practice was investigated through observation, field diary and audio recording. The conceptions of Environmental Education existing in these materials and in the teaching practice were analyzed, culminating in the elaboration of a framework for the study of audiovisual materials. Subsequently, an intervention was carried out with the teachers in the form of a conceptual seminar. Regarding school documents, we have identified that EA has not yet conquered its space, a reality that is not consistent with transversality, interdisciplinarity and the broader conception of the Environmental Education approach foreseen in the documents that guide national basic education. The data obtained showed that in the practice of Environmental Education by the teachers participating in the research the audiovisual materials of a conservationist/recursion approach predominate, concept reaffirmed in the teaching practice. The research pointed to the necessary articulation between the basic documents of education and the school project, the promotion of the Environmental Education debate in a critical perspective in the teaching practice of high school and the demand for the initial and continued formation of teachers. As final product of this dissertation, an material was prepared to support teacher formation, based on a critical-reflexive Environmental Education approach using audiovisual material.
Palavras-chave: educação ambiental
material audiovisual na educação ambiental
abordagem da educação ambiental
environmental education
audiovisual material in environmental education
environmental education approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/434
Data do documento: 10-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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