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Tipo: Dissertação
Título: Leitura de processos de produção de significados de alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio
Autor(es): Nascimento, Fabiana Leal
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, João Ricardo Viola dos
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
Resumo: A presente pesquisa consistiu na elaboração de tarefas contextualizadas envolvendo a produção de significado matemático e não matemático, com o objetivo principal de fazer a leitura do processo de produção de significado a partir das respostas dos discentes a uma tarefa contextualizada, proposta na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Teve por finalidade responder à questão: “Quais as contribuições da teorização do Modelo dos Campos Semânticos para a realização de leituras positivas do processo de produção de significado matemático e não matemático, a partir das respostas dos discentes, da turma de Vestuário Integrado ao Ensino Médio, a uma tarefa contextualizada?” A ideia geratriz foi a elaboração de tarefas associadas ao fazer ordinário de técnicos em Vestuário, uma vez que considera que a matemática, que o ensino de matemática e que as relações sociais estabelecidas estão intrinsecamente ligadas entre si. A elaboração da tarefa aconteceu em duas etapas: primeiro, foi sugerido que os alunos escolhessem uma peça de vestuário e acompanhassem o processo de produção para composição do seu preço. Para a realização dessa etapa, os alunos tiveram que fazer escolhas dentro de seu contexto socioeconômico para seleção de materiais, analisar o valor da mão de obra e o consumo de energia durante o acompanhamento da fabricação em um atelier de costura profissional e mobilizar conceitos matemáticos e não matemáticos para determinar a função custo. Em seguida, compilaram-se as etapas em uma tarefa contextualizada, cujo objetivo é estimular para produção de outras tarefas em outros contextos. A pesquisa foi aplicada numa turma de 1º ano do curso de Vestuário Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São João dos Patos. Caracteriza-se como qualitativa, com metodologia de estudo de caso. Inicialmente, apresenta-se um quadro geral de como tem sido feita a leitura dos processos de produção de significado em sala de aula, em conformidade com as exigências dos exames em larga escala. Posteriormente, fez-se uma imersão na teorização do MCS para embasar a leitura positiva, apresentando-a como outra possibilidade no processo de produção de significado. A análise dos resultados obtidos demonstrou a importância da leitura do professor de matemática para a compreensão da existência de várias produções de significado das enunciações dos alunos. O produto desenvolvido foi uma tarefa contextualizada, destinada a professores que pretendam fazer uma leitura refinada, ou seja, que não se dá pelo erro ou pela falta, do processo de produção de significados de estudantes cidadãos, de modo a possibilitar a compreensão da inerência entre a matemática e as práticas sociais.
Abstract: The present research consisted in the elaboration of contextualized tasks involving the production of mathematical and non-mathematical meaning, with the main objective of reading the meaning production process from the students' answers to a contextualized task, proposed from the perspective of Semantic Fields (MCS). Its purpose was to answer the question: “What are the contributions of the semantic fields model theorization to the positive reading of the process of producing mathematical and non-mathematical meaning, from the students' answers, from the Integrated Clothing class to High School? , a contextualized task? ”The generative idea was the elaboration of tasks associated with making ordinary clothing technicians, since it considers that mathematics, mathematics teaching and established social relations are intrinsically linked to each other. The elaboration of the task took place in two stages: first, it was suggested that the students choose a garment and follow the production process for its price composition. To accomplish this step, students had to make choices within their socioeconomic context for material selection, analyze the value of labor and energy consumption during manufacturing follow-up in a professional sewing studio, and mobilize mathematical and non mathematicians to determine the cost function. Then, the steps were compiled into a contextualized task, whose objective is to stimulate the production of other tasks in other contexts. The research was applied to a 1st year class of the Integrated High School Clothing course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, São João dos Patos Campus. It is characterized as qualitative, with case study methodology. Initially, we present a general picture of how the meaning-making processes have been read in the classroom, in accordance with the requirements of large-scale examinations. Subsequently, the MCS theorization was immersed to support the positive reading, presenting it as another possibility in the meaning production process. The analysis of the results obtained demonstrated the importance of reading the mathematics teacher to understand the existence of various meaning productions of students' utterances. The developed product was a contextualized task, aimed at teachers who want to make a refined reading, that is, not due to the error or lack of meaning production process of citizen students, in order to enable the understanding of the inherence between mathematics and social practices.
Palavras-chave: leituras
produção de significado
tarefas contextualizadas
modelo dos campos semânticos
readings
meaning production
contextual tasks
semantic fields model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/432
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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