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Tipo: Dissertação
Título: Formação do conceito de juros: uma proposta fundamentada na teoria do ensino desenvolvimental
Autor(es): Merib, Rosimeyre Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Luciano Feliciano de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a formação do pensamento teórico dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Barra do Garças-MT, em relação ao conceito de juros. Esta investigação se orienta pelos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky, da teoria da Atividade de A. N. Leontiev e, principalmente, da teoria do Ensino Desenvolvimental V.V. Davydov. Para tanto, estruturamos um experimento didático-formativo com vistas à apropriação da formação do conceito de juros. Buscamos assim, identificar as contribuições e os desafios no processo de ensino-aprendizagem de juros, organizados segundo nos confere tais teorias. O resultado desse experimento nos revelou que o Ensino Desenvolvimental, enquanto alternativa para a organização do ensino, oportunizou o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Concluímos também que para desenvolver a formação do pensamento teórico exige-nos, enquanto professores, um conhecimento mais elaborado acerca do conceito ora trabalhado para que o mesmo possa constituir as contradições, considerando questões históricas, econômicas, sociais e culturais, estabelecendo um olhar do todo para as partes e vice-versa. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, podendo ser caracterizada como pesquisa de campo, cujos procedimentos para levantamento dos dados foram à observação, a entrevista e instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos. Como produto da dissertação, desenvolvemos um caderno pedagógico para os professores de matemática.
Abstract: This research had as general objective to analyze the theoretical thinking formation of the third year high school students of a state school of Barra do Garças-MT, in relation to the interest concept. This research is guided by the assumptions of Lev S. Vygotsky's Historical-Cultural Theory, A. N. Leontiev's Theory of Activity and, above all, the theory of Developmental Teaching V.V. Davydov. For that, we structured a didactic-formative experiment with a view to appropriating the formation of the concept of interest. We thus seek to identify the contributions and the challenges in the process of teaching and learning of interest, organized as it gives us these theories. The result of this experiment revealed that Developmental Teaching, as an alternative to the organization of teaching, gave opportunities for the development of students' theoretical thinking. We also conclude that, in order to develop the formation of theoretical thought, we need as a teacher a more elaborate knowledge about the concept that has been worked on so that it can constitute contradictions, considering historical, economic, social and cultural issues, establishing a look of the whole for parts and vice versa. This research is qualitative in nature and can be characterized as field research, whose procedures for data collection were observation, interview and evaluation instruments of student learning. As a product of the dissertation, we have developed an educational booklet for mathematics teachers.
Palavras-chave: ensino desenvolvimental
conceito de juros
educação matemática crítica
developmental teaching
concept of interest
education mathematics critical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/429
Data do documento: 19-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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