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Tipo: Dissertação
Título: Abordagens ambientais verificadas no livro didático de biologia e a prática pedagógica dos professores
Autor(es): Souza, Pablo
Primeiro Orientador: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Marcia Santos Anjo
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o livro didático (LD) de Biologia de Mendonça (2013) a respeito do meio ambiente e sustentabilidade, bem como a forma como estes temas vêm sendo abordados pelos professores do Ensino Médio em uma escola pública estadual do município de Jataí-GO. Foram avaliados os volumes referentes às três séries do Ensino Médio. Esta série de livros foi escolhida para a pesquisa por ter sido selecionada pelos docentes da Rede Estadual de Ensino de Jataí para o triênio de 2015/2016/2017. Ao longo do seu processo de ocupação, o município de Jataí teve um desenvolvimento histórico marcado pela utilização dos espaços, antes ocupados pelo Cerrado goiano, sendo utilizados atualmente para as práticas agropecuárias e industriais, comprometendo, assim, a sustentabilidade deste bioma na região. Esta pesquisa é de natureza qualitativa caracterizada como estudo de caso e os procedimentos de levantamento de dados foram a análise e observações. Para encontrar as respostas ao objetivo desse trabalho, considerou-se a prática pedagógica como fundamental para o entendimento dessa problemática, visto que os caminhos metodológicos escolhidos pelos docentes podem seguir abordagens diferentes. Os resultados encontrados nas análises dos LD mostram que os mesmos apresentam as questões ambientais e de sustentabilidade de forma compartimentada, com uma visão predominantemente naturalista e não reflexiva, na maioria das vezes desvinculada de possíveis relações com a realidade local. Já as práticas pedagógicas dos docentes mostram que os LD são pouco ou quase nunca utilizados pelos professores dessa escola, tanto nas aulas quanto no preparo das mesmas. Além disso, não foram verificadas propostas ou intervenções durante as aulas que gerassem diálogo ou reflexões acerca das questões ambientais, com o LD trazendo ou não essa oportunidade. Dessa forma, concluímos que o LD utilizado na instituição e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de biologia desta escola não contribuem significativamente com uma proposta de ensino que se baseie no diálogo e na reflexão da problemática socioambiental em que vivemos.
Abstract: This study aimed at analyze a biology textbook by Mendonça (2013) focusing on environment and sustainability, as well as the way in which these themes have been encompassed by high school teachers from a public state school in Goiás, Jataí. We evaluated editions referring to the three high school grades. These series of books were chosen as the corpus of this research due to the fact that they were adopted by the biology professionals from the Educational State Network in Jataí during the triennium 2015- 2017. Through its occupation process, Jataí had a historical development marked by the use of spaces previously occupied by the Cerrado of Goiás. Currently, these spaces are used for agricultural and industrial practices, thus compromising the sustainability of this regional biome. This work consists of a qualitative research, specifically, a case study. The data were generated through analysis and observations. In order to achieve the goals of this research, pedagogical practices were considered as crucial to the problematic understanding, since the methodological paths chosen by the teachers can follow different approaches. The results found in the coursebook analysis show that they present the environmental and sustainable issues in a disconnected way, with a predominantly naturalistic and nonreflective view, most often unrelated to possible relationships with local reality. On the other hand, teachers' pedagogical practices show that this coursebook is seldom or almost never used by the teachers of this school, neither in the classes as a didactic resource nor in the lesson planes. In addition, it was not possible to verify proposals or interventions during the classes that could stimulate dialogues or reflections on environmental issues, whether the textbook brought this opportunity or not. Therefore, we conclude that the textbook used in the institution and the pedagogical practices developed by the biology teachers of this school do not contribute significantly with a teaching proposal based on dialogue and reflection concerning the socio-environmental problems we are facing.
Palavras-chave: livro didático
educação
meio ambiente
sustentabilidade
coursebook
education
environment
sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/428
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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