Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/425
Tipo: Dissertação
Título: A formação do leitor no ensino de matemática: a construção dos sentidos do texto para além do livro didático e do enem
Autor(es): Rodrigues, Daniel Oliveira Silva
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a formação do leitor no âmbito do ensino de Matemática. A partir de uma concepção de leitura alinhada aos pressupostos da Linguística Textual e do sociointeracionismo, objetiva-se analisar as possíveis (in) congruências entre o livro didático de Matemática do Ensino Médio, a matriz curricular do Enem e uma abordagem interacionista da produção social dos sentidos. Para tanto, esta pesquisa, de natureza qualitativa, empreendeu uma análise descritivo-interpretativista das seguintes fontes documentais: a) uma coleção de livros didáticos de Matemática adotada por escolas públicas de Ensino Médio jurisdicionadas à Subsecretaria Regional de Educação de Iporá-Goiás e b) a Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias (Enem, 2015-2016). Quanto à leitura e seus desdobramentos no contexto da Educação Matemática, ancoramo-nos nos postulados da Linguística Textual inscritos nas teorizações de Bakhtin (2011) e Vygotsky (1993) sobre a linguagem. Como resultados, esta pesquisa identifica uma incompatibilidade entre o que é preconizado pela Matriz de Referência do Enem e o Livro Didático de Matemática do Ensino Médio, bem como uma inconsistência entre as concepções de leitura assumidas nesses objetos de ensino e os aspectos sociointeracionais da produção dos sentidos.
Abstract: This research seeks to understand the formation of the reader in the scope of Mathematics teaching. Based on a conception of reading aligned with the presuppositions of Textual Linguistics and sociointeractionism, the objective is to analyze the possible (in) congruences between the didactic textbook of Mathematics of High School, the curricular matrix of the Enem and an interactionist approach of the social production of the senses. In order to do so, this qualitative research carried out a descriptive-interpretative analysis of the following documentary sources: a) a collection of Mathematics textbooks adopted by public secondary schools, which were adjudicated to the Regional Secretariat of Education of Iporá-Goiás and b) to Matrix of Reference of Mathematics and its Technologies (Enem, 2015-2016). As for reading and its developments in the context of Mathematics Education, we are anchored in the postulates of Textual Linguistics inscribed in the theories of Bakhtin (2011) and Vygotsky (1993) on language. As results, this research identifies an incompatibility between what is advocated by the Enem Reference Matrix and the High School Mathematics Didactic Book, as well as an inconsistency between the conceptions of reading assumed in these teaching objects and the sociointerational aspects of the production of senses.
Palavras-chave: leitor
formação
ensino de matemática
linguística
sentidos
reader
formation
mathematics teaching
linguistics
directions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/425
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Daniel Oliveira Silva Rodrigues.pdf9,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Daniel Oliveira Silva Rodrigues.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.