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Tipo: Dissertação
Título: O estudo de conceitos químicos em uma abordagem CTSA por meio da temática corantes têxteis
Autor(es): Luz, Angélica Ramos da
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Vitor de Almeida
Resumo: O Ensino de Ciências é uma área que requer que se estimule, desperte o interesse de forma a conduzir os estudantes a entenderem as relações entre os conteúdos científicos e a realidade que os cerca. Nesse sentido, o ensino de Química é uma prática desafiadora, que requer metodologias com foco na contextualização. Tendo em vista a necessidade de ensinar conceitos químicos, que discutam amplamente as concepções socioeconômicas e ambientais, essa pesquisa tem como objetivo analisar os conceitos químicos e as concepções socioeconômicas e ambientais de alunos do ensino médio por meio da aplicação de uma sequência de atividades como o tema corantes têxteis. Entende-se que com à crescente evolução das tecnologias e suas consequências para o meio ambiente e para a população, identificou-se a necessidade em disseminar a alfabetização científica e tecnológica. Por isso, a inclusão dos temas sociais ao ensino de Química se justifica ao envolver as relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa e sendo estrutura em quatro encontros que priorizaram ações como: atividades experimentais, roda de conversa, aulas expositivas dialogadas e exibição de vídeos e reportagens. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do segundo ano do curso Técnico Integrado de nível médio em Controle Ambiental. Os dados permitiram evidenciar uma necessidade no aprofundamento da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), não se restringindo apenas à questão ambiental, mas possibilitando uma abordagem que contemple diferentes aspectos. As análises indicaram que a abordagem CTSA possibilitou a interação dialógica em sala de aula. No entanto, isso também depende de uma postura do professor, mais aberta a ouvir os alunos. Nesse sentido, a investigação apontou que uma sequência de atividades bem planejada pode contribuir para a inclusão do enfoque CTSA com uma função que não se restringe à ilustração de aplicações práticas. Todavia, a sua abordagem nessa perspectiva mais ampla depende de uma mudança de concepções dos professores e da sua prática pedagógica processo que pode ser desencadeado por meio de ações de formação continuada de professores.
Abstract: The Science Teaching is an area that requires stimulation, arouses interest to lead the students to understand the relations between the scientific contents and the reality that surrounds them. In this sense, the teaching of Chemistry is a challenging practice, which requires methodologies with a focus on contextualization. Considering the need to teach chemical concepts that broadly discuss socioeconomic and environmental conceptions, this research aims to analyze the chemical concepts and socioeconomic and environmental conceptions of high school students through the application of the sequence of activities such as textile dye theme. It is understood that with the increasing evolution of technologies and their consequences for the population, the need is identified to disseminate scientific and technological literacy. Therefore, the inclusion of social themes in the teaching of Chemistry is justified by involving the relationships between Science, Technology, Society and Environment. The research developed was of qualitative approach and was structured in four meetings that prioritized actions such as: experimental activities, discussion wheel, dialogues and expositions of videos and reports. The participants of this research were students of the second year of the Integrated Technical course of intermediate level in Environmental Control. The data showed a need to deepen the Science-Technology-Society-Environment (STSE) approach, not only being restricted to the environmental issue, but also allowing an approach that contemplates different aspects. The STSE approach enabled dialogic interaction in the classroom. However, it also depends on a teacher's posture, more open to listening to the students. In this sense, research has pointed out that a well-planned sequence of activities can contribute to the inclusion of the STSE approach with a function that is not restricted to the illustration of practical applications. However, their approach in this broader perspective depends on a change of teachers' conceptions and their pedagogical practice process that can be triggered by continuous teacher training actions.
Palavras-chave: ciência-tecnologia-sociedade-ambiente
formação docente
corantes têxteis
alfabetização científica
science-technology-society-environment
teacher training
textile dyes
scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/423
Data do documento: 1-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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