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Tipo: Dissertação
Título: Leitura e escrita nas aulas de matemática: aproximações e dificuldades
Autor(es): Lima, Elita Assis de
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Adriana Aparecida Molina
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado, do Instituto Federal de Goiás-Câmpus Jataí, demonstra o resultado da investigação realizada em uma escola pública da rede municipal. O estudo apresenta como objetivo geral analisar se a leitura e a escrita contribuem para a construção do conhecimento matemático no Ensino Fundamental II. Para essa análise, desenvolveu-se uma proposta interventiva com os gêneros textuais: poesia e paródia em uma turma do 8º Ano. A pesquisa investiga a seguinte questão: até que ponto o domínio da leitura e da escrita interfere no processo de aquisição do conhecimento da linguagem matemática? E como um projeto em uma dimensão interdisciplinar, pautado na construção de uma sequência didática com essas práticas e os conteúdos de Matemática produz efeitos de sentidos no processo de ensino e de aprendizagem desta disciplina, aproximando o educando do saber. Fundamentou-se o estudo em uma concepção dialética histórica-social da leitura e da escrita em uma perspectiva na teoria sociointeracionista e na leitura da literatura como emancipatória. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com os estudos vinculados em objetivos de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionários, observação e relato das aulas, gravação de áudio e vídeo e uma entrevista. Constatou-se que na sala de aula do 8º ano, a leitura reporta-se aos exercícios de Matemática, aos textos introdutórios dos capítulos do livro didático e a escrita concentra-se nos registros dos exercícios matemáticos. É possível a leitura e a escrita estarem inseridas nas aulas de Matemática em uma dimensão interdisciplinar com a Língua Portuguesa. Há possibilidades também de a Matemática por si só construir o saber utilizando essas práticas em uma ação conjunta de educador, educando e o trabalho em grupo para a realização das atividades. Acredita-se na relevância desta pesquisa, por possibilitar o conhecimento da linguagem matemática por meio da leitura e da escrita, que constituem práticas primordiais na formação de leitores e asseguram plenas condições para o convívio em sociedade.
Abstract: This Master´s research, of the Federal Institute of Goiás-Câmpus Jataí, demonstrates the result of the investigation accomplished at a municipal public school. The study presents as general objective to analyze the reading and the writing they contribute to the construction of the mathematical knowledge in the Fundamental Teaching II. For this analysis, developed a proposal with the textual genres: poetry and parody in a 8th year-old group. The research investigates the following subject: to what extent the domain of the reading and of the writing it does interfere in the process of acquisition of the knowledge of the mathematical language? And as a project in an interdisciplinary dimension, ruled in the construction of a didactic sequence with those practices and the contents of Mathematics it produces effects of senses in the teaching process and of learning of this discipline, approximating the student of the knowledge. The study was based on a conception historical-social dialectics of the reading and of the writing in a perspective sócio-interactionist theory and in the reading of the literature as emancipatory. The qualitative approach was used as methodology, with the studies linked in exploratory objectives. Data collection was performed through the application of questionnaires, observation and reporting of classes and audio and video recording and an interview. It was verified that in the 8th year-old classroom, the reading is moderated to the exercises of Mathematics, to the introductory texts of the chapters of the text book and the writing concentrates on the registrations of the mathematical exercises. It is possible the reading and the writing be inserted in the classes of Mathematics in an interdisciplinary dimension with the Portuguese Language. There are possibilities also of the Mathematics by itself to build knowledge using those practices in an united action of educator, student and the work in group for the accomplishment of the activities. It is believed in the relevance of this research, for making possible the knowledge of the mathematical language through the reading and of the writing, that constitute primordial practices in the readers' formation and they assure full conditions for the living in society.
Palavras-chave: leitura
escrita
matemática
ensino
reading
writing
mathematics
teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/422
Data do documento: 1-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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