Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/418
Tipo: | Dissertação |
Título: | Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica |
Autor(es): | Carvalho, Núbia Patielle Assis |
Primeiro Orientador: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Paulo Henrique de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Marta João Francisco Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gomes, Adriana Aparecida Molina |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo observar de que modo uma Sequência Didática fundamentada na interdisciplinaridade e em atividades investigativas pode auxiliar os alunos no processo de Alfabetização Científica. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Jataí – GO. A Sequência Didática foi elaborada a partir de um tema do cotidiano dos alunos, a horta escolar, para instigá-los a buscar respostas aos problemas propostos, visando à interação entre os alunos, o levantamento e testes de hipóteses, a argumentação e o desenvolvimento do raciocínio lógico. As filmagens das aulas e os registros escritos foram analisados com o intuito de verificar a presença de indicadores de Alfabetização Científica e também de aprendizagem de conteúdos atitudinais e procedimentais. Para análises foram adotados referenciais que discorrem sobre os indicadores que demonstram a introdução do aluno no processo de Alfabetização Científica. Observou-se alguns indicadores, dentre eles: a classificação de informações, a explicação, a justificativa e o levantamento de hipóteses, bem como a valorização do trabalho em grupo e da descrição de ações relacionadas aos conteúdos conceituais abordados na Sequência Didática. A Sequência Didática desenvolvida de forma interdisciplinar, utilizando atividades investigativas, levou os alunos a participarem das aulas, apresentando contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se que os alunos se sentiram estimulados a realizarem as atividades bem como participarem do processo de levantamento e teste de hipóteses, de pensar e argumentar sobre o processo de resolução dos problemas propostos. Além disso, observou-se que a Sequência Didática contribuiu para a prática pedagógica das professoras envolvidas, pois entraram em contato com uma nova metodologia e puderam trocar experiências e desenvolver um trabalho que possibilitou a cooperação entre as mesmas. O produto educacional desta pesquisa foi uma Sequência Didática intitulada: Horta Escolar - investigando e melhorando o plantio, que apresenta-se como uma proposta para o planejamento interdisciplinar entre professores de Matemática, Ciências e Geografia, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | This paper aims to observe how a Didactic Sequence based on interdisciplinarity and investigative activities can help students in the process of Scientific Literacy. This research has a qualitative approach and was developed in a sixth grade elementary school class from a municipal school located in the rural area of Jataí - GO. The Didactic Sequence was elaborated from a theme of the students' daily life, the school garden, to prompt them to seek answers to the proposed problems, aiming at the interaction between the students, the hypothesis survey and testing, the argumentation and the development of the project. logical reasoning. The filming of the classes and the written records were analyzed in order to verify the presence of indicators of Scientific Literacy and also of learning attitudinal and procedural contents. For analysis, references were adopted that discuss the indicators that demonstrate the student's introduction in the process of Scientific Literacy. Some indicators were observed, among them: the classification of information, the explanation, the justification and the raising of hypotheses, as well as the valuation of group work and the description of actions related to the conceptual contents addressed in the Didactic Sequence. The Didactic Sequence developed in an interdisciplinary way, using investigative activities, led the students to participate in the classes, presenting contributions to the teaching and learning process. It was noticed that the students were encouraged to perform the activities as well as participate in the process of raising and testing hypotheses, thinking and arguing about the process of solving the proposed problems. In addition, it was observed that the Didactic Sequence contributed to the pedagogical practice of the teachers involved, as they came into contact with a new methodology and were able to exchange experiences and develop work that enabled their cooperation. The educational product of this research was a Didactic Sequence entitled: School Garden - investigating and improving the planting, which presents itself as a proposal for interdisciplinary planning among mathematics, science and geography teachers, contributing to the teaching and learning process of the students. . |
Palavras-chave: | horta escolar atividades investigativas alfabetização científica tnterdisciplinaridade school garden investigative activities scientific literacy interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/418 |
Data do documento: | 2-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Núbia Patielle Assis Carvalho.pdf | 5,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
produto_Núbia Patielle Assis Carvalho.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.