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Tipo: Dissertação
Título: O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise
Autor(es): Guimarães, Ivonice Mendes de Oliveira
Primeiro Orientador: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee1: Pires, Luciene Lima de Assis
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Renata Machado de
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação realizada numa escola pública estadual, tendo como foco de análise a gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O Pibid trata-se de uma política pública que atinge parcelas significativas dos estudantes de licenciatura, concedendo bolsas de iniciação à pesquisa aos licenciandos, aos coordenadores responsáveis nas instituições de ensino superior (IES), mediante o desenvolvimento de projetos, e para supervisores das escolas da educação básica da rede pública de ensino. Neste estudo verificou-se a gestão dos Pibid de Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Câmpus Jataí, e de Biologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí, inseridos numa escola da educação básica da rede pública de ensino da cidade de Jataí-GO, no ano de 2014. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, optando-se pelo estudo de caso. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionários, e por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas nos encontros com grupos focais compostos pelos participantes dos Pibid. Os instrumentos possibilitaram analisar a realidade da gestão dos referidos subprojetos do Pibid do curso de Física e de Biologia, apontando que os pibidianos não obtiveram êxito no cumprimento dos seus subprojetos. Analisou-se nas respostas dos sujeitos envolvidos que o maior problema foi a falta de interação entre as IES e a escola da educação básica. Por um lado, os componentes da gestão da escola afirmaram que não tinham conhecimento sobre o Pibid, apesar de estar na escola desde 2011. Por outro lado, a gestão dos subprojetos do Pibid acredita que a escola não estava preparada nem estruturalmente, nem pedagogicamente para receber os subprojetos de Física e de Biologia, cabendo aos gestores, tanto dos subprojetos do Pibid quanto da escola, driblarem os problemas para a implantação e implementação do programa. Verificou-se que o papel desempenhado pelos pibidianos era voltado apenas para monitoria e reforço de estudo, deturpando os objetivos dos subprojetos. Esta pesquisa revela que tanto a gestão dos Pibid quanto a gestão da escola da educação básica da rede pública não praticaram gestões democráticas, visto que não valorizaram a parceria entre IES e escola; não valorizaram a coletividade no processo de tomadas de decisões, tendo em vista a qualidade das práticas escolares.
Abstract: This research presents the result of the research carried out in a state public school, focusing on the management of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid). Pibid is a public policy that reaches significant portions of undergraduate students, granting research initiation grants to undergraduates, coordinators in charge of higher education institutions (HEIs), through project development, and to school supervisors. basic education of the public school system. In this study we verified the management of the Pibid of Physics, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG), Campus Jataí, and of Biology, of the Federal University of Goiás (UFG), Regional Jataí, inserted in a school of basic education of the public school system of the city of Jataí-GO, in 2014. The qualitative approach was used as a methodology, choosing the case study. Data collection was performed through questionnaires and semi-structured interviews, applied to meetings with focus groups composed of participants of Pibid. The instruments allowed to analyze the reality of the management of the referred subprojects of Pibid of the course of Physics and Biology, pointing out that the pibidianos were not successful in the fulfillment of their subprojects. It was analyzed in the answers of the subjects involved that the biggest problem was the lack of interaction between the HEIs and the elementary school. On the one hand, the school management components stated that they had no knowledge of Pibid, despite being in school since 2011. On the other hand, the management of Pibid subprojects believes that the school was neither structurally nor pedagogically prepared for receive the Physics and Biology subprojects, while managers from both the Pibid and school subprojects are able to circumvent the problems for program implementation and implementation. It was found that the role played by the Pibidians was directed only to monitoring and reinforcing study, misrepresenting the objectives of the subprojects. This research reveals that both the management of Pibid and the management of the public basic school did not practice democratic management, as they did not value the partnership between HEI and school; did not value the community in the decision-making process, given the quality of school practices.
Palavras-chave: política pública
gestão educacional
pibid
public policy
educational management
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/417
Data do documento: Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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