Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/415
Tipo: Dissertação
Título: História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales
Autor(es): Silva Neto, Benjamim Cardoso da
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Candido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Paulo Henrique de
Resumo: A presente pesquisa de campo tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Raimundo das Mangabeiras – Maranhão. Constitui-se em um trabalho de dissertação de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e consiste na elaboração, aplicação e validação de um produto educacional apresentado aos alunos desta turma. Tem como objetivo geral analisar a produção de significado matemático de alunos na resolução de tarefas didáticas sob o aporte epistemológico do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Sob a influência das noções de significado e conhecimento expressos no MCS, proporcionou-se uma aliança entre a noção epistemológica e o recurso história da matemática por meio da construção de um episódio de história da matemática baseado em relatos tradicionais versando sobre a estruturação do Teorema de Tales, partindo do problema do cálculo da altura de uma pirâmide e propondo a resolução de tarefas didáticas aos alunos. Foram realizados cinco encontros com a turma nos horários das aulas de Matemática para aplicação do episódio de história da matemática e das tarefas didáticas. O trabalho utilizou a pesquisa de campo e o auxílio de imagens e gravação de áudio com realização da transcrição. Apresenta as resoluções dos alunos por meio de registros escritos, gestos e falas, que na concepção dos autores produziram significado de acordo com as noções-categorias apontadas no MCS. Destaca-se que foi estabelecida uma leitura da produção do significado destes sujeitos nas tarefas propostas e que em outra situação poderiam ser produções diferentes. O MCS se desenvolve no campo da ação e, naquele momento, a percepção trazida não é a do erro, mas a do processo, em que se pode saber de onde o aluno legitima aquilo que fala e enquanto professor deve-se ir até onde o aluno está, cognitivamente, para conversar com ele. Entende-se, no entanto, a viabilidade de aplicação das tarefas desenvolvidas para salas de aulas reais. As produções dos alunos caminharam na direção que era objetivado, promovendo a validação da sequência de tarefas desenvolvida na pesquisa. O produto educacional, Tarefas didáticas com uso de episódios de história da matemática visando à produção de significado sobre o Teorema de Tales é capaz de tornar um instrumento que se incorpore às estratégias adotadas por professores de Matemática no uso da história da matemática na sala de aula, possibilitando uma aproximação entre alunos e professor e entre alunos e alunos, uma vez que o MCS permite e vislumbra essa aproximação entre os indivíduos no contexto do processo ensino e aprendizagem.
Abstract: This field research has a qualitative approach and was developed in a class of students of the second year of high school of a public school in the city of São Raimundo das Mangabeiras - Maranhão. It is a dissertation work of Professional Master in Science and Mathematics Education and consists in the elaboration, application and validation of an educational product presented to the students of this class. Its general objective is to analyze the production of mathematical meaning of students in the resolution of didactic tasks under the epistemological support of the semantic fields model (MCS). Under the influence of the notions of meaning and knowledge expressed in the MCS, an alliance between the epistemological notion and the history of mathematics resource was provided through the construction of an episode of history of mathematics based on traditional accounts dealing with the structuring of Tales, starting from the problem of calculating the height of a pyramid and proposing the resolution of didactic tasks to the students. Five meetings were held with the class during the math class schedule for the application of the math history episode and didactic tasks. The work used field research and the aid of images and audio recording with transcription. It presents the students 'resolutions through written records, gestures and speeches, which in the authors' conception produced meaning according to the notions-categories pointed out in the MCS. It is noteworthy that it was established a reading of the production of the meaning of these subjects in the proposed tasks and that in another situation could be different productions. The MCS develops in the field of action and, at that moment, the perception brought is not that of error, but of the process, in which one can know where the student legitimizes what he speaks and as a teacher should go where student is cognitively talking to him. However, it is understood the feasibility of applying the tasks developed for real classrooms. The students' productions went in the direction that was intended, promoting the validation of the sequence of tasks developed in the research. The educational product, Teaching Tasks Using Mathematics History Episodes to Produce Meaning on the Tales Theorem is able to become an instrument that incorporates the strategies adopted by mathematics teachers in the use of mathematics history in the classroom. , enabling a rapprochement between students and teacher and between students and students, since MCS allows and envisions this approach between individuals in the context of the teaching and learning process.
Palavras-chave: modelo dos campos semânticos
história da matemática
tarefas didáticas
produção de significado
semantic fields model
mathematics history
teaching tasks
meaning production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/415
Data do documento: 19-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Benjamim Cardoso da Silva.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Benjamim Cardoso da Silva.pdf818,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.