Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/413
Tipo: Dissertação
Título: As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia Webquest
Autor(es): Santos, Quintino Custódio dos
Primeiro Orientador: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Adelino Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Lemos, Glen Cezar
metadata.dc.contributor.referee3: Alvarenga, Karly Barbosa
Resumo: Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem sobre as quatro operações básicas da matemáticas Adição, subtração, multiplicação e divisão, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e aplicação de uma WebQuest para o desenvolvimento de um ensino que promovesse a compreensão das operações básicas com resolução de problemas no Ensino Fundamental. De acordo com os referenciais teóricos utilizados buscamos construir uma WebQuest e atividades de situações problemas que contemplasse a produção de significados para a atividade de operações básicas em um ambiente de aprendizagem cooperativa, fazendo uso de laboratório de informática e jogos virtuais envolvendo as quatro operações juntamente com a resolução de problemas. A implementação da WebQuest foi desenvolvida em duas fases: a primeira,enfocando os jogos com operações básicas da matemática e a segunda voltada para a produção de significados para as operações com situações - problemas. Apresentamos o resultado da investigação realizada com um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino de Rio Verde Goiás. Este estudo mostrou que a WebQuest aplicada contribuiu para o aprimoramento dos cálculos mentais dos alunos que produziram significados para as operações realizadas nas atividades com resoluções interpretativas de problemas, adquiriram desenvoltura, dentre elas a multiplicação e a divisão, além de estabelecerem condições para a realização da adição e subtração entre cálculos numéricos. Notamos, ainda, o progresso dos alunos quanto a autonomia presente nos processos de observação, levantamento de hipóteses,elaboração de conclusões e de justificações. Concluímos, destacando a relevância desta pesquisa no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos.
Abstract: In this dissertation we highlight our concern with teaching and learning about the four basic operations of mathematics Addition, subtraction, multiplication and division, always very present in our teaching practice. Our main goal was the design, implementation and application of a WebQuest for the development of teaching that would promote understanding of basic problem-solving operations in elementary school. According to the theoretical references used, we seek to build a WebQuest and problem situation activities that include the production of meanings for basic operations activity in a cooperative learning environment, using computer lab and virtual games involving the four operations together with problem solving. The implementation of WebQuest was developed in two phases: the first, focusing on games with basic mathematical operations and the second focused on producing meanings for problem - situation operations. We present the result of the research carried out with a group of students of the 6th grade of Elementary School in a school of the Rio Verde Goiás Municipal School. This study showed that the applied WebQuest contributed to the improvement of the mental calculations of the students that produced meanings for the children. The operations performed in the activities with interpretative problem solving, acquired ease, among them the multiplication and the division, besides establishing conditions for the accomplishment of the addition and subtraction between numerical calculations. We also noticed the students' progress regarding the autonomy present in the observation processes, hypothesis raising, conclusions and justifications elaboration. We conclude by highlighting the relevance of this research in the scope of the teacher's work, related to the construction of an attitude of seeking understanding of the learning processes of its students.
Palavras-chave: quatro operações
resoluções de problemas
ensino de matemática
produção de significados
aprendizagem cooperativa
four operations
problem solving
math teaching
meaning making
cooperative learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/413
Data do documento: 25-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Quintino Custódio dos Santos.pdf6,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Quintino Custódio dos Santos.pdf54,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.