Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/412
Tipo: Dissertação
Título: adolescência no ensino de ciências: uma sequência didática adaptada aos estudantes surdos no ensino fundamental II
Autor(es): Bassani, Janaína Aparecida Silva
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Vanderlei Balbino da
Resumo: O presente estudo originou-se da minha experiência docente, como intérprete, coordenadora pedagógica e professora da rede pública, especificamente, desde que tive o primeiro contato com surdos em agosto de 2006. Desde então, pude perceber a dificuldade que a comunidade escolar apresenta em relação à educação dos surdos, em especial à comunicação e ao desenvolvimento de metodologias que se adequem às suas necessidades educacionais. Diante dessa problemática, propus uma pesquisa-ação com vistas a refletindo sobre a prática do ensino observada, procuramos discutir esta problemática e propusemos uma sequência didática utilizando metodologias que se adequassem às características cognitivas e físicas do estudante surdo, numa perspectiva inclusiva, de forma que fosse exequível o ensino de ciências relacionado ao tema adolescência. Meus objetivos foram: conhecer a realidade escolar dos alunos surdos e ouvintes da escola em que foi realizada a pesquisa; elaborar uma sequência didática utilizando materiais e recursos visando o ensino de ciências sobre adolescência numa perspectiva inclusiva, respeitando as especificidades que envolvem o ensino do surdo na rede regular de ensino; desenvolver a sequência didática de ciências em uma turma de 6º ano do ensino fundamental II que tivesse estudantes surdos e ouvintes verificando sua aplicabilidade; e avaliar se a sequência atingiu os objetivos propostos por meio das produções de história em quadrinhos e vídeos feitos pelos alunos surdos e ouvintes. Os participantes da pesquisa foram duas surdas matriculadas em uma escola pública de ensino regular no fundamental II e os demais alunos ouvintes de turma de 6º ano do ensino fundamental. A aplicação da sequência didática ocorreu em escola pública da cidade de Jataí/GO com alunos surdos e ouvintes. Foram realizadas atividades sobre adolescência baseadas na pedagogia visual, atendendo à proposta de Educação Bilíngue. Os resultados nos fizeram perceber a necessidade de se promover ações no espaço escolar que assegurem momentos de reflexão entre docentes, gestores e intérpretes para que possam compreender as propostas da educação inclusiva, conhecer as políticas públicas que garantam o acesso a todos, as implicações da surdez, as particularidades do ensino do surdo e as metodologias de ensino que se adequem às suas especificidades.
Abstract: The present study originated from my teaching experience, as an interpreter, pedagogical coordinator and public school teacher, specifically, since I had the first contact with deaf people in August 2006. Since then, I have noticed the difficulty that the school community presents in relation to deaf education, in particular communication and the development of methodologies to suit their educational needs. Given this problem, I proposed an action research with a view to reflecting on the practice of teaching observed, we sought to discuss this problem and proposed a didactic sequence using methodologies that fit the cognitive and physical characteristics of the deaf student, in an inclusive perspective, so that teaching science related to the adolescence theme was feasible. My goals were: to know the school reality of deaf students and listeners of the school where the research was conducted; elaborate a didactic sequence using materials and resources aimed at teaching science about adolescence in an inclusive perspective, respecting the specificities that involve the teaching of the deaf in the regular school system; develop the science didactic sequence in a 6th grade elementary school class that had deaf and hearing students verifying its applicability; and assess whether the sequence achieved the proposed objectives through comic book productions and videos made by deaf and hearing students. The participants of the research were two deaf students enrolled in a public elementary school in elementary school II and the other students hearing 6th grade elementary school. The application of the didactic sequence took place in a public school in the city of Jataí / GO with deaf and hearing students. Activities on adolescence based on visual pedagogy were carried out, meeting the proposal of Bilingual Education. The results made us realize the need to promote actions in the school space that ensure moments of reflection among teachers, managers and interpreters so that they can understand the proposals of inclusive education, know the public policies that guarantee access to all, the implications of deafness. , the particularities of deaf teaching and the teaching methodologies that suit their specificities.
Palavras-chave: ensino de ciências
surdez
bilinguismo
pedagogia visual
science teaching
deafness
bilingualism
visual pedagogy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/412
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Janaína Aparecida Silva Bassani.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Janaína Aparecida Silva Bassani.pdf863,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.