Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/411
Tipo: Dissertação
Título: "Onde está o ar?" sequência de ensino investigativo para a promoção da alfabetização científica de alunos do 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Nascimento, Stephany Siqueira Barbosa
Primeiro Orientador: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ruberley Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Marcia Santos Anjo
Resumo: O presente estudo se classifica como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Nesta pesquisa, buscamos identificar as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), contendo uma atividade experimental sobre ar, para a promoção da Alfabetização Científica (AC). Nossas ações foram direcionadas à aplicação de uma SEI, intitulada “Onde está o ar?”, em uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Jataí - Goiás. A atividade foi elaborada com base nas diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Jataí e segundo o referencial teórico adotado. No decorrer do desenvolvimento desta sequência de ensino, buscamos favorecer: o desenvolvimento de competências e habilidades que aproximassem os alunos da AC; a aproximação à experimentação científica; o fomento à curiosidade e ao espírito investigativo; a possibilidade de comprovação da existência do ar e de sua capacidade de ocupar espaço; e o estímulo à leitura e escrita. O desenvolvimento da atividade se deu em dois dias letivos, nos quais pudemos, por meio de filmagens, coletar dados referentes às falas e aos relatos escritos produzidos pelos alunos. Para a análise dos resultados, seguimos duas abordagens: exploração das falas produzidas pelos alunos durante o desenvolvimento das primeiras etapas da sequência; e análise dos relatos, na forma de texto e desenhos, produzidos na última etapa da sequência. Na verificação das falas dos alunos buscamos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica (IAC). A análise dos relatos foi voltada para a avaliação do entendimento dos alunos sobre a temática abordada na atividade. Os resultados permitiram verificar que a atividade proposta favoreceu o processo de construção da AC, Constatamos também que alguns alunos estabeleceram relação entre o experimento realizado e aspectos de seu dia-a-dia. Apresentamos também, alguns aspectos falhos que identificamos no processo de validação da SEI, que nos permitiram melhorar a sequência aplicada, estruturando uma proposta de produto educacional a ser desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The present study is classified as a qualitative case study research. In this research, we seek to identify the contributions of an Investigative Teaching Sequence (SEI), containing an experimental activity on air, to promote Scientific Literacy (AC). Our actions were directed to the application of an SEI, entitled “Where is the air?”, In a class of students of the 3rd year of Elementary School of a Municipal School of Jataí - Goiás. The activity was elaborated based on the curricular guidelines of the Secretariat. Jataí Municipal Council and according to the adopted theoretical framework. During the development of this teaching sequence, we seek to favor: the development of skills and abilities that bring students closer to CA; the approach to scientific experimentation; fostering curiosity and an investigative spirit; the possibility of proving the existence of air and its capacity to occupy space; and the encouragement of reading and writing. The activity was developed in two school days, in which we were able, through filming, to collect data regarding the speeches and written reports produced by the students. For the analysis of the results, we follow two approaches: exploration of the speech produced by the students during the development of the first stages of the sequence; and analysis of the reports, in the form of text and drawings, produced in the last step of the sequence. In verifying the students' speeches, we sought to identify the Scientific Literacy Indicators (IAC). The analysis of the reports was aimed at assessing the students' understanding of the theme addressed in the activity. The results allowed us to verify that the proposed activity favored the CA construction process. We also found that some students established a relationship between the experiment performed and aspects of their daily lives. We also present some flaws that we identified in the SEI validation process, which allowed us to improve the applied sequence, structuring an educational product proposal to be developed in the early years of elementary school.
Palavras-chave: ensino de ciências
sequência de ensino investigativo
indicadores de alfabetização científica
anos iniciais do ensino fundamental
science teaching
investigative learning sequence
science literacy indicators
early years of elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/411
Data do documento: 1-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Stephany Siqueira B. Nascimento.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Stephany Siqueira B. Nascimento.pdf519,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.