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Tipo: Dissertação
Título: A formação de professores e o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID)/subprojeto de física-IFG: uma análise discursiva
Autor(es): Guimarães, Silvon Alves
Primeiro Orientador: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Mara Rúbia de Souza Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Rocha, Leonor Paniago
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os significados que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid produziu no contexto de subprojetos de Física do IFG, desenvolvido em escolas públicas do município de Jataí-Goiás. Fundamentando-se em uma visão dialética do fenômeno educacional e nos pressupostos discursivos derivados de Michel Foucault, este trabalho analisou documentos oficiais relacionados ao Pibid, bem como falas de bolsistas alunos, coordenadores de área e professores supervisores que atuaram no universo pesquisado. Mais especificamente, buscou-se verificar a compatibilidade entre os propósitos declarados nos subprojetos, quanto à iniciação à docência e à formação de professores de Física, e os significados sobre o programa identificados nas falas dos sujeitos participantes do projeto. No decorrer da análise, foram perscrutados sentidos relacionados aos seguintes trajetos temáticos: a) a identidade do professor de Física; b) os sentidos sobre o “novo” no ensino de Física; c) os sentidos sobre motivação dos alunos para o aprendizado de Física; d) os sentidos sobre qualidade presentes nas falas dos bolsistas; e) as concepções de ciência e f) os sentidos sobre a relação teoria/prática. Como resultados, este trabalho conclui que os vários discursos presentes no campo adjacente dos enunciados, compondo a memória discursiva, moldam, transformam, reconstroem a identidade do professor e, à medida que essa identidade sofre alterações, mudam também as concepções e as práticas de ensino-aprendizagem vivenciadas no contexto escolar.
Abstract: This research aimed to analyze the meanings that the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - Pibid produced in the context of IFG Physics subprojects, developed in public schools in the city of Jataí-Goiás. Based on a dialectical view of the educational phenomenon and on the discursive assumptions derived from Michel Foucault, this paper analyzed official documents related to Pibid, as well as speeches by student scholars, area coordinators and supervising teachers who worked in the researched universe. More specifically, we sought to verify the compatibility between the stated purposes in the subprojects, regarding the initiation to teaching and the formation of physics teachers, and the meanings about the program identified in the speeches of the subjects participating in the project. During the analysis, meanings related to the following thematic paths were examined: a) the identity of the Physics teacher; b) the meanings about the "new" in the teaching of physics; c) the senses about students' motivation for learning physics; d) the senses about quality present in the speeches of the fellows; e) the conceptions of science and f) the meanings about the theory / practice relation. As a result, this paper concludes that the various discourses present in the adjacent field of utterances, composing discursive memory, shape, transform, reconstruct the teacher's identity and, as this identity changes, the conceptions and practices of teaching also change. -learning experienced in the school context.
Palavras-chave: pibid
iniciação à docência
ensino de física
análise do discurso
teaching initiation
physics teaching
speech analysis
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/408
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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