Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/406
Tipo: Dissertação
Título: Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos curso técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG câmpus Jataí
Autor(es): Ferri, Kathynne Carvalho Freitas
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Cézar da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carlos Cezar da
metadata.dc.contributor.referee2: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ricardo Alexandre Figueiredo de
Resumo: O ensino de Química é apresentado aos alunos desvinculado de sua realidade com teorias complexas e, consequentemente, isso ocasiona dificuldades na aprendizagem e no interesse pelos conteúdos químicos, sendo este um dos desafios enfrentados pelos professores em salas de aula. Desse modo, são necessários procedimentos que auxiliem o ato de lecionar de modo que os alunos sejam estimulados a investigar, despertando-se nos discentes o interesse pela ciência. Neste contexto, esta pesquisa utilizou atividades experimentais, promovendo a compreensão dos fundamentos de eletroquímica e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois as pesquisas têm mostrado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na obtenção da contextualização do conteúdo ministrado. Neste sentido, o projeto analisou a importância das atividades experimentais na construção de conhecimento de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica e de 25 alunos do 2º ano do curso Técnico em Edificações integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí. A pesquisa foi aplicada em dois encontros e consistiu em apresentar os experimentos antes dos alunos terem contato com o conteúdo, com intuito de estudar o processo na construção do conhecimento e de conhecer as dificuldades enfrentadas por estes alunos em relação ao ensino de eletroquímica na disciplina de química no ensino médio. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos após o experimento e a interpretação dos dados obtidos baseou-se na Análise de Conteúdo. Constatou-se que a experimentação possibilitou interação entre os alunos, o entendimento do conteúdo e a construção dos conceitos de eletroquímica.
Abstract: Chemistry teaching is presented to students detached from their reality with complex theories and, consequently, this causes difficulties in learning and interest in chemical content, which is one of the challenges faced by teachers in classrooms. Thus, procedures are needed to assist the act of teaching so that students are encouraged to investigate, arousing in students the interest in science. In this context, this research used experimental activities, promoting the understanding of the fundamentals of electrochemistry and the cognitive development of students, since research has shown that experimentation is one of the alternative methodologies in obtaining the contextualization of the taught content. In this sense, the project analyzed the importance of experimental activities in the construction of knowledge of 24 students of the 2nd year of the technical course in Electrical Engineering and of 25 students of the 2nd year of the Technical Course in Buildings integrated to the High School of the Goiás Federal Institute, Câmpus Jataí . The research was applied in two meetings and consisted of presenting the experiments before the students had contact with the content, in order to study the process in the construction of knowledge and to know the difficulties faced by these students regarding the teaching of electrochemistry in the discipline of. chemistry in high school. Data collection was performed through questionnaires answered after the experiment and the interpretation of the data obtained was based on Content Analysis. It was found that experimentation enabled interaction between students, the understanding of content and the construction of electrochemistry concepts.
Palavras-chave: ensino de química
eletroquímica
experimental
chemistry teaching
electrochemistry
experimental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/406
Data do documento: 2-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissetação_Kathynne Carvalho Freitas Ferri.pdf795,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produto_Kathynne Carvalho Freitas Ferri.pdf217,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.