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Tipo: Dissertação
Título: A educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Aporé-GO
Autor(es): Lima, Lilian Kely de Assis
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Oyana Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Marlei de Fátima
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da situação da Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino do município de Aporé no estado de Goiás. Com o agravamento dos problemas ambientais, diante do aumento do consumismo, da exploração predatória dos recursos naturais e da irreversibilidade dos danos ambientais, faz-se urgente a implementação da Educação Ambiental como instrumento da desalienação e da transformação social a partir da construção de um novo paradigma societário, cujos valores humanos e naturais sobreponham os valores de mercado. A Educação Ambiental não constitui por si só a salvação do planeta, mas trata-se de um instrumento fundamental para a construção de uma nova forma de relação dos seres humanos entre si e com a natureza. Assim, procurou-se fazer uma análise da efetivação da Educação Ambiental nos espaços escolares, haja vista legitimidade legal que trata o tema como transversal e obrigatório no currículo a partir da Educação Infantil. Durante o estudo foi possível constatar que a Educação Ambiental ainda não constitui uma realidade na escola, ela não é trabalhada transversalmente conforme preconiza a legislação, ao contrário, são percebidas algumas ações fragmentadas. Ao término do trabalho foram identificadas como possíveis causas para a não efetivação da Educação Ambiental, a ineficiência das formações inicial e continuada dos professores, no que tange o preparo para o trato com o assunto. Os professores não conhecem a legislação, tampouco reconhecem os preceitos teóricos que sustentam as propostas para a efetivação da Educação Ambiental nas escolas.
Abstract: The present work aims to make an analysis of the situation of Environmental Education in the schools of the municipal school system of the municipality of Aporé in the state of Goiás. With the aggravation of the environmental problems, due to the increase of the consumerism, the predatory exploitation of the natural resources and Due to the irreversibility of environmental damage, the implementation of Environmental Education as an instrument of disalienation and social transformation is urgent as a result of the construction of a new societal paradigm, whose human and natural values ​​overlap market values. Environmental Education is not in itself the salvation of the planet, but it is a fundamental instrument for the construction of a new form of relationship between human beings and nature. Thus, we sought to make an analysis of the effectiveness of Environmental Education in school spaces, considering legal legitimacy that treats the theme as cross-sectional and compulsory in the curriculum from early childhood education. During the study it was found that Environmental Education is not yet a reality in school, it is not worked across as advocated by legislation, on the contrary, some fragmented actions are perceived. At the end of the work were identified as possible causes for the non-implementation of Environmental Education, the inefficiency of the initial and continuing training of teachers, regarding the preparation for dealing with the subject. Teachers do not know the legislation, nor do they recognize the theoretical precepts that underpin the proposals for the realization of Environmental Education in schools.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Educação formal, Espaço não formal, Dialogicidade
temas transversais
formação de professores
environmental education
cross-cutting themes
teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/401
Data do documento: Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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