Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/401
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Aporé-GO |
Autor(es): | Lima, Lilian Kely de Assis |
Primeiro Orientador: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Couto, Maria Socorro Duarte da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Oyana Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pereira, Marlei de Fátima |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da situação da Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino do município de Aporé no estado de Goiás. Com o agravamento dos problemas ambientais, diante do aumento do consumismo, da exploração predatória dos recursos naturais e da irreversibilidade dos danos ambientais, faz-se urgente a implementação da Educação Ambiental como instrumento da desalienação e da transformação social a partir da construção de um novo paradigma societário, cujos valores humanos e naturais sobreponham os valores de mercado. A Educação Ambiental não constitui por si só a salvação do planeta, mas trata-se de um instrumento fundamental para a construção de uma nova forma de relação dos seres humanos entre si e com a natureza. Assim, procurou-se fazer uma análise da efetivação da Educação Ambiental nos espaços escolares, haja vista legitimidade legal que trata o tema como transversal e obrigatório no currículo a partir da Educação Infantil. Durante o estudo foi possível constatar que a Educação Ambiental ainda não constitui uma realidade na escola, ela não é trabalhada transversalmente conforme preconiza a legislação, ao contrário, são percebidas algumas ações fragmentadas. Ao término do trabalho foram identificadas como possíveis causas para a não efetivação da Educação Ambiental, a ineficiência das formações inicial e continuada dos professores, no que tange o preparo para o trato com o assunto. Os professores não conhecem a legislação, tampouco reconhecem os preceitos teóricos que sustentam as propostas para a efetivação da Educação Ambiental nas escolas. |
Abstract: | The present work aims to make an analysis of the situation of Environmental Education in the schools of the municipal school system of the municipality of Aporé in the state of Goiás. With the aggravation of the environmental problems, due to the increase of the consumerism, the predatory exploitation of the natural resources and Due to the irreversibility of environmental damage, the implementation of Environmental Education as an instrument of disalienation and social transformation is urgent as a result of the construction of a new societal paradigm, whose human and natural values overlap market values. Environmental Education is not in itself the salvation of the planet, but it is a fundamental instrument for the construction of a new form of relationship between human beings and nature. Thus, we sought to make an analysis of the effectiveness of Environmental Education in school spaces, considering legal legitimacy that treats the theme as cross-sectional and compulsory in the curriculum from early childhood education. During the study it was found that Environmental Education is not yet a reality in school, it is not worked across as advocated by legislation, on the contrary, some fragmented actions are perceived. At the end of the work were identified as possible causes for the non-implementation of Environmental Education, the inefficiency of the initial and continuing training of teachers, regarding the preparation for dealing with the subject. Teachers do not know the legislation, nor do they recognize the theoretical precepts that underpin the proposals for the realization of Environmental Education in schools. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental, Educação formal, Espaço não formal, Dialogicidade temas transversais formação de professores environmental education cross-cutting themes teacher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/401 |
Data do documento: | Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Lilian Kely de Assis Lima.pdf | 627,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.