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Tipo: Dissertação
Título: A inserção da educação ambiental por meia da construção conjunta de três propostas pedagógicas em uma escola de rede municipal de ensino da cidade de Jataí-GO
Autor(es): Luz, Cláudia Sampaio Guimarães
Primeiro Orientador: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Maria Socorro Duarte da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marlei de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Christiano Peres
Resumo: A inquietação geradora desse estudo consistiu em compreender quais as contribuições de uma experiência pedagógica em educação ambiental para sua imersão em uma escola municipal da cidade de Jataí-GO. A presente pesquisa ocorreu entre os anos de 2013 - 2014 e objetivou a elaboração, por docentes do Ensino Fundamental II, que representaram o público alvo, e pesquisadora, de três propostas pedagógicas em educação ambiental. Tendo por base o tema sustentabilidade, planejou-se, em grupos de discussão, ações pedagógicas partindo de problemas ambientais locais. A necessária abordagem da educação ambiental por diferentes disciplinas escolares e a proximidade da escola campo desse estudo com as áreas verdes da Mata do Açude e do Queixada, justificam a sua inserção por meio de projetos, na perspectiva da educação ambiental crítica. Essas matas encontram-se em condições vulneráveis devido ao crescimento urbano, a deposição de lixo em locais inadequados e o desmatamento para novos loteamentos. Executaram-se as propostas de uma conferência sobre meio ambiente, uma feira de ciências, e projetos ambientais, possibilitadas por meio de uma pesquisa interventiva. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário, filmagem, entrevista, observação participante e discussões em grupo. Os resultados obtidos a partir das discussões em grupo e do desenvolvimento das propostas pedagógicas apontam: (1) articulação entre as disciplinas nas etapas de planejamento e execução das ações; (2) inserção da educação ambiental de forma reflexiva no contexto escolar; (3) reconstrução do Projeto Político Pedagógico da instituição incluindo a educação ambiental; (4) apontamento de estratégias futuras; (5) elaboração de projetos ambientais pelos docentes; (6) desenvolvimento de ações pautadas na problematização da realidade. Finalizando o trabalho concluiu-se que a construção coletiva de propostas em educação ambiental por meio de projetos constitui um caminho possível para sua inserção no âmbito escolar. É importante ressaltar alguns obstáculos a introdução da educação ambiental na escola, dentre os quais: à extensa carga horária do professor, os poucos encontros pedagógicos, a carência dos cursos de formação para atuação interdisciplinar, a exigência quanto ao cumprimento de uma extensa matriz de conteúdos, a distância entre pesquisa e prática docente e a dificuldade dos docentes na elaboração de projetos. Contudo, as propostas desenvolvidas na escola apontaram para a possibilidade de formação sobre as dimensões da educação ambiental no próprio espaço da escola, uma oportunidade de maior participação dos alunos dando-lhes voz ativa, um movimento contínuo de ação-reflexão da prática, a problematização da realidade, o envolvimento do professor com a pesquisa, a constituição de grupo de estudo, o desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação, a introdução da investigação científica, o planejamento da ação por meio da discussão em grupo, a maior autonomia da escola. Ainda com a pesquisa constatou-se a pouca integração das dimensões política, cultural e econômica nas propostas desenvolvidas, havendo a necessidade de aprofundar na formação em educação ambiental para o fortalecimento de sua interdisciplinaridade e abordagem dessas dimensões.
Abstract: The generating concern of this study was to understand the contributions of teaching experience in environmental education to its immersion in a municipal school from Jataí- GO. This research took place through the years of 2013 and 2014 and aimed the preparation, by teachers of the Elementary School II, who represented the target public, and researcher, three pedagogical proposals on environmental education. Based on the theme of sustainability, it was planned, in discussion groups, pedagogical actions starting from local environmental problems. The necessary approach to environmental education in different school subjects and the proximity of the school, field of this study, with the green areas of Mata do Açude (Weir Woods) and Queixada, justify their immersion through projects from the perspective of critical environmental education. These forests are in vulnerable conditions due to urban growth, deposition of garbage in inappropriate places and deforestation for new subdivisions. Proposals were taken from a conference about environment, a Science Fair, and environmental projects, permitted through an interventional study. We used, as instruments of data collection, questionnaire, recordings, interview, participant observation and group discussions. The results obtained from group discussions and the development of pedagogical proposals highlight: (1) articulation between disciplines in the planning and execution of actions; (2) integration of a reflexive environmental education in the school context; (3) insertion of Pedagogic-Political Project at the school, including environmental education; (4) observations and notes of future strategies; (5) development of environmental projects by teachers; (6) developing actions based on the questioning of reality. We conclude that the collective construction of proposals for environmental education through projects is a possible way for its inclusion in the school. It is important to highlight some barriers concerning the introduction of environmental education into schools, among which: the extensive workload of the teacher, the few educational meetings, the lack of training courses for interdisciplinary approach, the requirement of compliance with an extensive syllabus, the gap between research and teaching practice and the difficulty of teachers in preparing projects. However, the proposals developed at school pointed to the possibility of training on the dimensions of environmental education in the school itself, an opportunity for greater participation of the students giving them an active voice, a continuous motion of practical action-reflection, the questioning about reality, the involvement of the teacher to the survey, the establishment of study group, the development of reading, writing and interpretation, the introduction of scientific research, action planning through group discussion, the greater autonomy of school. Still with the study, we noticed the little integration of political, cultural and economic dimensions in the developed proposals, with the need for further training in environmental education to strengthen its interdisciplinary approach and these dimensions.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Temas Transversais, Formação de professores
articulação das áreas de ensino
prática pedagógica
environmental education
articulation of teaching areas
pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/399
Data do documento: 8-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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