Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/341
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experimentações em gravura para o ensino de arte: matriz em E.V.A
Título(s) alternativo(s): Engraving experiments for teaching Art: Matrix in E.V.A.
Autor(es): Garcia, Débora Fagundes de Oliveira
Primeiro Orientador: Pires, Miriam Helena
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ruiz, Flora Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, José Rogério de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Flávio Gomes de
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Miriam Helena
Resumo: A escolha do presente trabalho ocorreu por perceber a necessidade de ampliar o ensino de arte com novas experiências para os estudantes, por meio da utilização da técnica de gravura com matriz de E.V.A. Diante dessa premissa, temos como objetivo central apresentar a possibilidade de desenvolver essa experiência como opção de material alternativo acessível, com utilização de tintas com baixa toxidade e equipamentos alternativos que possam proporcionar o desenvolvimento de um trabalho com maior segurança para o ensino de arte no ambiente escolar, possibilitando o conhecimento sobre a prática da gravura. O estudo identifica artistas brasileiros que trabalham a gravura como forma de expressão. Foi realizado um levantamento das técnicas e materiais tradicionais e experimentais que são utilizados para a elaboração da matriz de gravura. Relatamos exemplos de experimentações pedagógicas aplicadas durante o período de estágio no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Concluindo, esse trabalho se justifica por disponibilizar a sociedade, futuros pesquisadores e, principalmente, aos professores de Artes uma alternativa pedagógica de expressão artística por meio da gravura para nossa realidade educacional. Despertando, possivelmente, o desejo de participação e interação dos estudantes nas aulas práticas de artes, o que poderia levar a um aprofundamento do conhecimento e da troca ensino/aprendizagem. Abrindo, assim, um leque ao apresentar uma inovadora forma de abordar a técnica da gravura adaptada a educação como meio pedagógico para o ensino das artes visuais. Palavras-Chave: Gravura; matriz de plástico; ensino de arte.
Abstract: La elección del presente trabajo ha ocurrido por la detección de la necesidad de ampliar las posibilidades didácticas del enseño del Arte con nuevas experiencias para los estudiantes, por medio de la utilización de la técnica de grabado con matriz de E.V.A. Frente a esa premisa, tenemos como objetivo central presentar la posibilidad de desarrollar esa experiencia como opción de material alternativo accesible, con utilización de tintes con baja toxicad y equipamientos alternativos que puedan proporcionar el desarrollo de un trabajo con mayor seguridad para el enseño del arte en el ambiente escolar, posibilitando el conocimiento respecto de la práctica del grabado. El estudio identifica artistas brasileños que trabajan el grabado como forma de expresión. Ha sido realizada una averiguación de las técnicas y materiales tradicionales y experimentales que son utilizados para la elaboración de matrices de grabado. Relatamos ejemplos de experimentaciones pedagógicas aplicadas durante el período de prácticas docente del Curso de Licenciatura en Bellas Artes. Concluyendo, ese trabajo se justifica por poner a disposición de la sociedad, de futuros investigadores y, principalmente, a los profesores de artes una alternativa pedagógica de expresión artística por medio del grabado para nuestra realidad educacional. Despertando, posiblemente, el deseo de participación e interacción del alunado en las clases prácticas de artes, el que podría llevar a un profundización del conocimiento y de la interacción entre enseño/aprendizaje. Abriendo, así, un abanico al presentar una innovadora forma de abordar la técnica del grabado adaptada a la educación como medio pedagógico para el enseño de bellas artes. Palabras-Llave: Grabado; matriz de plástico; enseño de arte.
Palavras-chave: Gravura; matriz de plástico; ensino de arte.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Citação: GARCIA, D. F. de O. Experimentações em gravura para o ensino de arte: matriz em E.V.A. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Instituto Federal de Goiás, Goiás-GO, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/341
Data do documento: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Débora Fagundes de Oliveira Garcia.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.