Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/338
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Execução e avaliação dos ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) do subleito e dimensionamento do pavimento utilizados na pavimentação da pista de rolamento do BRT Norte-Sul de Goiânia - Trecho Avenida Goiás Norte
Título(s) alternativo(s): Execution and evaluation of the subgrade California Bearing Ratio tests and thickness design procedure of pavement used in the North-South BRT of Goiânia rolling track paving – Goias Norte avenue section
Autor(es): Torres Neto, Edgar de Castro
Primeiro Orientador: Menezes, Wesley Pimenta de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, João Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Marcus Vinícius Araújo da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Batalione, Giovane
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, João Carlos de
Resumo: O presente trabalho, estruturado como um estudo de caso, analisou o Índice de Suporte Califórnia (ISC) do solo do subleito da pista de rolamento do BRT (Bus Rapid Transit) Norte-Sul, trecho Avenida Goiás Norte, em Goiânia, a fim de avaliar sua importância e influência no dimensionamento do pavimento de concreto de cimento Portland. O método de cálculo foi o mesmo utilizado no projeto em execução, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), adaptado do método da Portland Cement Association/84 (PCA/84). Idealizado por G. Pickett, a metodologia é baseada nas teorias de Westergaard para o dimensionamento das placas de concreto utilizadas, no que tange a resistência à tração na flexão, que, por sua vez, é função do coeficiente de recalque do topo da sub-base (região imediatamente abaixo da face inferior da placa de concreto). Esse coeficiente de recalque foi obtido através de tabelas e ábacos que correlacionam CBR e k para determinada espessura e tipologia de sub-base adotada. A partir das amostras coletadas, realizaram-se os ensaios de compactação e CBR, obtendo valores de suporte e expansão bastante satisfatórios e semelhantes aos resultados do consórcio executor para o mesmo trecho de estudo, o que resultou em um dimensionamento de espessuras igual o que está em execução.
Abstract: The present work, structured as a case study, analyzed the California Bearing Ratio (CBR) of the subgrade soil of the North-South Bus Rapid Transit (BRT), Avenida Goiás Norte section, in Goiânia, in order to to evaluate its importance and influence in the design of Portland cement concrete pavement. The calculation method was the same as that used in the running project of the Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), adapted from the method of the Portland Cement Association / 84 (PCA/84). The methodology is based on Westergaard's theories for the dimensioning of the concrete slabs used, with respect to the tensile strength in the bending, which in turn is a function of the regression coefficient of the top of the sub-base (immediately below the underside of the concrete slab). This regression coefficient was obtained through tables and abacuses that correlate CBR and k for a certain thickness and type of sub-base adopted. From the collected samples, the compaction and CBR tests were carried out, obtaining very satisfactory support and expansion values and similar to the results of the executing consortium for the same study section, which resulted in a thickness sizing equal to what is running.
Palavras-chave: Bus Rapid Transit
Dimensionamento
Pavimento rígido
Westergaard
Coeficiente de recalque
California Bearing Ratio
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: TORRES NETO, Edgar de Castro. execução e avaliação dos ensaios de índice de suporte califórnia (ISC) do subleito e dimensionamento do pavimento utilizados na pavimentação da pista de rolamento do BRT Norte-Sul de Goiânia – trecho Avenida Goiás Norte. 2019. 104 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Áreas Acadêmicas Iii, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2019
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/338
Data do documento: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Edgar de Castro Torres Neto.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.