Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/321
Tipo: Resumo Expandido
Título: Gêneros jornalísticos: o estágio supervisionado em forma de projeto
Título(s) alternativo(s): Termo de autorização para disponibilização no redi
Autor(es): Paraguassú, Alita Carvalho Miranda
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compartilhar experiências vivenciadas durante a elaboração e execução do projeto de ensino Gêneros Jornalísticos: relato do eu e da sociedade, desenvolvido por alunos de estágio de curso de licenciatura em Letras do campus Goiânia do IFG e mediado pela professora orientadora de estágio. O projeto foi construído tendo como base teórica os estudos em análise do discurso e em linguística textual, procurando intervir de modo qualitativo e significativo no espaço e tempo escolares. A participação dos estagiários no projeto, durante as nove oficinas, permitiu o envolvimento deles em todas as etapas de um processo de ensinoaprendizagem, desde o primeiro diagnóstico até o produto final desenvolvido por eles em conjunto com os alunos do ensino técnico integrado ao médio. Foram trabalhados gêneros jornalísticos como a crônica, a charge, a notícia, a fotonotícia e o artigo de opinião. Ao final das oficinas as produções textuais de autoria dos alunos do ensino médio foram reunidas em um jornal em plataforma virtual. Dentre os benefícios de uma formação de professores atravessada pela proposição de projetos estão: a relação entre teoria e prática; o desenvolvimento de espírito coletivo; a promulgação da compreensão do espaço escolar como espaço também de pesquisa e de produção de conhecimento científico e a construção de intervenções socialmente relevantes.
Abstract: This work aims to share experiences during the elaboration and execution of the teaching project Journalistic Genres: self and society report, developed by students of a licentiate degree course in Letters of the Goiânia campus of the IFG and mediated by the advisor. The project was built on the theoretical basis of studies in discourse analysis and textual linguistics, seeking to intervene in a qualitative and meaningful way in school space and time. The participation of trainees in the project during the nine workshops allowed them to be involved in all stages of a teachinglearning process, from the first diagnosis to the final product developed by them, together with the students of integrated technical education at the high school. Journalistic genres such as the chronicle, the cartoon, the news, the photonics and the opinion article were worked on. At the end of the workshops the textual productions authored by high school students were gathered in a newspaper on a virtual platform. Among the benefits of a teacher training crossed by the proposal of projects are: the relation between theory and practice; the development of collective spirit; the promulgation of the understanding of the school space as a space for research and production of scientific knowledge and the construction of socially relevant interventions.
Palavras-chave: Gêneros
Leitura
Escrita
Formação de professores
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Goiás
Citação: PARAGUASSÚ, A. C. M. Gêneros Jornalísticos: o Estágio Supervisionado em forma de projeto. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, VII, 2019, Pernambuco. Anais. Disponível em: <http://simelp.com.br/anais/>.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/321
Data do documento: 4-Set-2019
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo expandido_Alita CarvalhoGêneros jornalísticos: o estágio supervisionado em forma de projeto474,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.