Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/318
Tipo: Artigo de Evento
Título: Pesquisa científica: uma questão de acesso e de educação para as tecnologias digitais da informação
Autor(es): Souza, Maria Aparecida Rodrigues de
Saboia, Laiz de Sousa
Souza, Rita Rodrigues de
Resumo: O presente artigo objetiva, de modo geral, apresentar os resultados preliminares de um projeto de pesquisa em andamento no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), em um dos Câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG). O referido projeto intitula-se Fontes informacionais no formato digital de acesso aberto a estudantes de cursos técnicos de nível médio na área de Ciências Exatas e da Terra, que se propõe desenvolver uma ferramenta que facilite aos/às estudantes de cursos técnicos de nível médio a localização de recursos informacionais abertos para o desenvolvimento de suas pesquisas escolares/científicas. Constitui um estudo exploratório-descritivo com enfoque qualitativo. Este artigo traz os resultados parciais do desenvolvimento desse projeto, com isso, objetiva compartilhá-los com a comunidade acadêmica para fomentar a discussão sobre a temática e coletar contribuições e encaminhamentos. Os resultados, até o momento, apontam para a necessidade da instituição de ofertar aos/às estudantes recursos informacionais digitais e formação para o uso desse tipo de material. No que tange à síntese das leituras teóricas, predomina o pensamento de que as mudanças tecnológicas afetam as relações sociais e que, por sua vez, afetam as instituições, inclusive a escola, daí a necessidade de discuti-las como ferramentas de potencialização dos processos de ensino e aprendizagem
Abstract: The present article aims to present, in general, the preliminary results of an ongoing research project within the Institution Program of Scientific Initiation Scholarships in High School (PIBIC-EM), one of the Federal Institute of Goiás Campus (IFG). This project name is Informational sources in the digital format of open access to students of technical courses of medium level in the area of Exact and Earth Sciences, which proposes to develop a tool that provides students of technical courses of intermediate level the access to open information resources for the development of their school/scientific research. It is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach. This article presents partial results of the development of this project, this way, aims to share them with the academic community to foment the discussion about the theme it and collect contributions and referrals. The results, so far, point to the need for the institution to offer the students digital information resources and training for the use of this type of material. With regard to the synthesis of theoretical readings, the predominant thought is that technological changes affect social relations and, in turn, affect institutions, including school, so the need to discuss them as tools for teaching and learning.
Palavras-chave: Pesquisa científica
Ensino médio técnico
Recursos educacionais abertos
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/318
Data do documento: 10-Mai-2019
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trab. evento Maria Aparecida_Rita Rodrigues_Laiz de Sousa_239,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.