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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barreto, André Valente de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5632910439345741pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, André Valente de Barros-
dc.contributor.referee1LattesUrl: http://lattes.cnpq.br/5632910439345741pt_BR
dc.creatorMachado, Estefânia Costa Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4859601929237247pt_BR
dc.date.accessioned2017-08-24T17:09:23Z-
dc.date.available2017-08-24-
dc.date.available2017-08-24T17:09:23Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/30-
dc.description.abstractThe body found in the school in general, whether in textbooks, whether in the pedagogical models, it is under a mechanistic approach, underpinned by biomedical knowledge, which has established itself from the modern society as a result of rationalism, individualism and anatomical dissections. This is the body that, hegemonically, is placed in society. The study of biology textbooks, which officially tell us what the body is, confirms this aspect. However, we realize the confrontation between approaches based on the humanities in order to break with this view by presenting a symbolic conception, which proclaims that the body is given as cultural data. We understand that both approaches are characterized as limited as they are disciplinary and reinforces old dualisms. Thus, the work saw the importance of establishing a dialogue between the different knowledge and approaches to the body in search of a Oneness view, a living body. The possible paths that we glimpsed are based on the theory of autopoiesis and pedagogy of complexity. As a product, we present a booklet that sought to establish this dialogue, having as theme the movement.pt_BR
dc.description.resumoO corpo que encontramos na escola em geral, seja nos livros didáticos, seja nos modelos pedagógicos, constitui-se sob uma abordagem mecanicista, sustentada pelo saber biomédico, que se firmou a partir da sociedade moderna como fruto do racionalismo, do individualismo e das dissecações anatômicas. Esse é o corpo que, hegemonicamente, vigora na sociedade em geral. O estudo dos livros didáticos de Biologia, os quais oficialmente nos dizem o que é o corpo, confirmam essa vertente. Entretanto, percebemos a confrontação de correntes baseadas nas ciências humanas no sentido de romper com essa visão por meio da apresentação de uma concepção simbólica, a qual apregoa que o corpo é um dado cultural. Compreendemos que ambas as abordagens se configuram como limitadas, pois são “disciplinaristas” e reforçadoras de velhos dualismos. Assim, o presente trabalho vislumbrou a importância do estabelecimento de um diálogo entre os diferentes saberes e abordagens sobre o corpo na busca de uma visão unicista, um corpo vivo. Por isso, nosso objetivo foi a articulação das duas vertentes de concepção de corpo em ambiente escolar por meio da elucidação de possíveis caminhos que estabeleçam um diálogo entre as duas abordagens, levando em consideração a visão do ser humano enquanto sujeito, constituído por bases biológicas e simbólicas que se aglutinam. Os possíveis caminhos que vislumbramos se baseiam na teoria da autopoiesis e na pedagogia da complexidade. Como produto, apresentamos uma cartilha que procurou estabelecer esse diálogo, tendo como tema o movimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2017-08-24T17:08:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Estefânia Costa Ferreira Machado-2014 (.pdf 1051 kb).pdf: 1075760 bytes, checksum: 0c018db18b182116037db7975b7713a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2017-08-24T17:09:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Estefânia Costa Ferreira Machado-2014 (.pdf 1051 kb).pdf: 1075760 bytes, checksum: 0c018db18b182116037db7975b7713a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T17:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Estefânia Costa Ferreira Machado-2014 (.pdf 1051 kb).pdf: 1075760 bytes, checksum: 0c018db18b182116037db7975b7713a9 (MD5) Previous issue date: 2014-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola. Livro didático. Corpo. Mecanicismo. Simbólico. Unicista.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleCorpo máquina ou corpos vivos? O corpo que a escola afirma por meio dos livros didáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

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