Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/306
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo de caso sobre o ensino de química no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A case study on teaching chemistry in elementary school
Autor(es): Borges, Jéssica Honorato
Primeiro Orientador: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fields, Karla Amâncio Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Ponciano, Roberta Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino de Química a partir da segunda etapa do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral levantar as percepções de alunos e professores quanto à importância de trabalhar a Química desde o 6° ano do Ensino Fundamental e, por específico, descrever as metodologias aplicadas no ensino de Química aos alunos do Fundamental da escola campo. Realizou-se um estudo de caso em uma escola no município de Itumbiara-GO. Foram aplicados questionários aos alunos de 8° e 9° e realizada uma entrevista com o professor de Química para levantar as percepções quanto ao ensino de Química. Com base no referencial que sustenta a pesquisa e, por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), os dados foram analisados orientados pelas seguintes categorias: I - Aceitabilidade do Ensino de Química no Ensino Fundamental, por alunos e professores; II- Percepções dos alunos quanto à importância do estudo de Química no Ensino Fundamental, III- Metodologias mais utilizadas no ensino de Química. IV- Problemas enfrentados no ensino de Química no Ensino Fundamental. Apesar da escassez de experiências referentes ao Ensino de Química a partir da segunda etapa do Ensino Fundamental, considera-se que os objetivos propostos foram alcançados, por ter salientado a importância de se investir mais estudos sobre o Ensino de Química no Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Química (primeiro grau)
Ensino fundamental
Ensino - Metodologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: Borges, Jéssica Honorato. Um estudo de caso sobre o ensino de química no ensino fundamental. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Itumbiara, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/306
Data do documento: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jéssica Honorato Borges.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.