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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bandeira, Alix Costa Lima Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485037435723286pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Alix Costa Lima Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485037435723286pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Wáleria Batista S. V.-
dc.contributor.referee3Lima, Josiane dos Santos-
dc.creatorAlmeida, Regiane Costa de-
dc.creator.Latteshttp:/lattes.cnpq.br/3545742108876765pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T23:11:36Z-
dc.date.available2019-09-19-
dc.date.available2019-11-19T23:11:36Z-
dc.date.issued2018-12-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/285-
dc.description.abstractThe aim of this study was the comprehension the role of sign language in the learning process of written Portuguese by deaf individuals; how important is the shared prior knowledge in the writing in Portuguese by deaf individuals; how the process of writing/negotiating meanings/rewriting helps in learning the forms and structures of the Portuguese language in the writing of deaf individuals, based on the analysis of textual productions, as well as the recontextualization of the writing of two Brazilian deaf boys, Gabriel and Miguel, subjects in the research published on the book “O papel do outro na escrita de sujeitos surdos” written by Ana Cristina Guarinello (2007). In order to support the present study, theorists such as Pereira (2011), Sacks (2010) and Skilar (2016) were taken as theoretical framework to comprehend the historical background in deaf people education. As theoretical framework on sign language, language acquisition in deaf children and writing of deaf children, were taken theorists such as Gesser (2009), Quadros (1997, 2000, 2011) and Pereira (2011, 2015).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender qual é o papel da língua de sinais para a aprendizagem do português escrito por sujeitos surdos. Para tanto, consideramos durante a nossa análise qual a importância dos conhecimentos prévios partilhados na produção de texto em língua portuguesa por sujeitos surdos e como o processo de escrita-negociação de significados-reescrita auxilia na aprendizagem das formas e estruturas da língua portuguesa em textos de sujeitos surdos. Analisaram-se duas produções textuais e suas respectivas retextualizações de dois garotos surdos, Gabriel e Miguel, sujeitos da pesquisa apresentada no livro “O papel do outro na escrita do sujeito surdo”, de Ana Cristina Guarinello (2007). Para fundamentar a presente pesquisa, buscando compreender o histórico educacional dos surdos, foram utilizados teóricos como Pereira (2011), Sacks (2010) e Skilar (2016). Tomou-se como referencial teórico sobre a língua de sinais, aquisição de linguagem em crianças surdas e escrita de crianças surdas teóricos como Gesser (2009), Quadros (1997, 2000, 2011) e Pereira (2011, 2015).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula de Lima Campos (ana.campos@ifg.edu.br) on 2019-09-19T13:43:33Z No. of bitstreams: 1 TCC REGIANE ajustes finais (1).pdf: 884326 bytes, checksum: 82fc9816cafb41e82709eb6d22abb1c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzane Goncalves Duarte Peixoto (suzane.duarte@ifg.edu.br) on 2019-11-19T23:11:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC REGIANE ajustes finais (1).pdf: 884326 bytes, checksum: 82fc9816cafb41e82709eb6d22abb1c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T23:11:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC REGIANE ajustes finais (1).pdf: 884326 bytes, checksum: 82fc9816cafb41e82709eb6d22abb1c2 (MD5) Previous issue date: 2018-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Aparecida de Goiâniapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdez, Língua de sinais, Português escrito, Negociação de Significadospt_BR
dc.subject.cnpq7.08.00.00-6 Educação 7.08.01.02-9 História da Educação 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes 8.01.00.00-7 Lingüísticapt_BR
dc.titleO papel da mediação na LIBRAS e a negociação de significados no processo de aprendizagem/aquisicão da Língua Portuguesa Como L2 em crianças surdaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

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