Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/276
Tipo: Artigo de Evento
Título: CTS na Educação uma análise da produção acadêmica disponível na plataforma scielo de 2014 a 2018
Autor(es): Soares, Karine de Assis Oliveira
Campos, Fabrício Vieira
Lopes, Wagner Pereira
Araújo, Hercília Cristina Mendonça Pereira de
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção da temática CTS presente nas produções acadêmicas disponíveis na plataforma Scielo. Após leitura, os artigos selecionados para análise foram classificados em: Relato de experiência, Revisões bibliográficas/Estado da arte e Currículo e Formação de professores. Apresentaremos uma análise sobre processos de definição, construção e repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade. Foi possível constatar que existem duas tendências nas abordagens dos artigos: CTSA, voltados para a preocupação com questões ambientais e Freire-CTS que focam na percepção crítica da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Abstract: This article aims to analyze the insertion of the CTS theme present in the academic productions available on the Scielo platform. After reading, the articles selected for analysis were classified as: Experience Report, Bibliographic Reviews / State of the Art and Curriculum and Teacher Training. We will present an analysis of the processes of definition, construction and educational repercussions of the Science-Technology-Society movement. It was found that there are two trends in the approaches of the articles: CTSA, focused on the concern with environmental issues and Freire-CTS that focus on the critical perception of the relationship between Science, Technology and Society.
Palavras-chave: CTS
CTSA
Freire-CTS
Educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/276
Data do documento: 1-Ago-2019
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Karine de Assis.pdf416,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.