Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de arte na escola e a arte urbana: diálogos e valores para a construção da identidade cultural juvenil
Autor(es): Barbosa Miriam, Leandra
Primeiro Orientador: Oliveira, José Rogério de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo abordar o valor da arte em especial na educação para a construção da identidade juvenil. Como a arte urbana contribui para a formação crítica, política, histórica e cultural e que ela pode ser compreendida como ferramenta para inclusão social, e um mecanismo para construir a identidade juvenil.Buscou-se inicialmente o valor da arte na educação e posteriormente o conceito de arte urbana, manifestações e importância dela na vida do jovem. Esta é uma pesquisa embasada em referenciais bibliográficas e também momentos de diálogos com uma intervenção, com o projeto de estágio, realizada em uma escola da rede estadual de ensino do município de Goiás, no ano de 2017. Diante dessas inquietações é primordial atentar para os valores do ensino da arte como elemento fundamental na formação crítica e política dos jovens.
Abstract: This work aimed to address the value of art in particular in education for the construction of youth identity. How urban art contributes to critical, political, historical, and cultural formation and that it can be understood as a tool for social inclusion, and a mechanism for building youth identity. The value of art in education was initially sought and later the concept of urban art, manifestations and importance of it in the life of the young. This is a research based on bibliographical references and also moments of dialogues with an intervention, with the project of internship, held in a school of the state education network of the Municipality of Goiás, in the year 2017. In the face of these concerns, it is essential to pay attention to the values of art education as a fundamental element in the critical and political formation of young people.
Palavras-chave: Arte Urbana. Educação. Intervenção artística.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/235
Data do documento: 5-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Leandra Miriam Barbosa.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.