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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Work, education and training: a study of promises that obscure reality
Título(s) alternativo(s): Trabalho, educação e formação humana: um estudo sobre promessas que obscurecem a realidade
Autor(es): Melo, Simone de Sousa
Primeiro Orientador: Ataídes, Oberdan Quintino de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Daniel Séjour
Resumo: O presente trabalho é fruto das inquietações causadas pelo estudo de obras que correlacionam o processo educacional e o trabalho, que ainda na contemporaneidade se tornam tão presentes. O objetivo do trabalho é levantar as relações de trabalho, educação e formação humana para o mundo do trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, pois o ambiente natural é a fonte direta de dados e o pesquisador é o principal instrumento, há o predomínio descritivo da coleta de dados, há uma preocupação com o processo e não com o produto, a análise de dados segue um processo indutivo. O trabalho tem como característica o levantamento de informações quanto ao processo educacional e para quem a educação formadora da cidadania, e capaz de tornar o homem omnilateral é voltada. A educação que na antiguidade era consequência do aprendizado mútuo, foi adaptada para se adequar ao Estado capitalista, fazendo com que seja uma preparação para o trabalho para os que não possuem os meios de produção. Será realizada uma introdução de como ocorreu a divisão do trabalho, e, consequentemente, da educação, mostrando que desde que ocorreu a separação destas, a sociedade capitalista se tornou um lugar opressor, onde as desigualdades imperam. Será mostrado também a concepções pedagógicas hegemônicas em Saviani (2008) que aparentemente visam sanar essas desigualdades, ou mesmo, para que estas desigualdades permaneçam vigentes dentro da sociedade capitalista. A sociedade menos favorecida possui menos recursos, e o ensino é dirigido para que essa população permaneça como colaboradora do crescimento do capital, que é pertencente à classe dominante. Por fim, serão apresentadas algumas alternativas para que essas desigualdades existentes dentro de nossa sociedade capitalista sejam sanadas, e que o homem possa ter efetivamente uma emancipação que tanto é desejada, que dentro da sociedade vigente se torna inviável se não forem tomadas tais medidas. Também serão apresentados relados dos alunos trabalhadores diante da sua trajetória escolar conciliada com o trabalho.
Abstract: The present work is the result of the anxieties caused by the study of works that correlate the educational process and the work, which still in contemporary times become so present. The objective of the work is to raise labor relations, education and human training for the world of work. A qualitative research was performed, since the natural environment is the direct source of data and the researcher is the main instrument, there is the descriptive predominance of data collection, there is a concern with the process and not with the product, the data analysis follows an inductive process. The work has as a characteristic the collection of information regarding the educational process and for whom education that educates citizenship, and capable of making the omnilateral man is focused. The education that in ancient times was a consequence of mutual learning has been adapted to suit the capitalist state, making it a preparation for work for those who do not have the means of production. An introduction will be made of how the division of labor occurred, and consequently of education, showing that since the separation of labor occurred, capitalist society has become an oppressive place where inequalities prevail. It will also be shown the hegemonic pedagogical conceptions in Saviani (2008) that seemingly seek to heal these inequalities, or even, so that these inequalities remain valid within capitalist society. The less favored society has fewer resources, and education is directed so that this population remains as a contributor to the growth of capital, which belongs to the ruling class. Finally, some alternatives will be presented so that these existing inequalities within our capitalist society can be healed, and that man can effectively have an emancipation that is so desired, that within the current society becomes unfeasible if such measures are not taken. Also will be presented reports of the student workers in front of their school path reconciled with the work.
Palavras-chave: Trabalho
Educação
Teorías educacionais
Emancipação humana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/234
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Sociais

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