Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Nilton Cezar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055261061681261pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Nilton Cezar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055261061681261pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Viviane Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995537909390471pt_BR
dc.contributor.referee3Pironel, Márcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549398162195816pt_BR
dc.coverage.spatialJataí/Goiáspt_BR
dc.creatorSousa, Camilla Xavier-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1968624128430161pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T11:06:46Z-
dc.date.available2024-04-12T11:06:46Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSOUSA, Camilla Xavier. Uma proposta de ensino sobre resolução de problemas com alunos do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1943-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a master's research project aimed at developing the ability of 9th grade students to solve math problems. In order to achieve this goal, we first surveyed the main strategies for solving math problems, as pointed out by experts in the field such as Posamentier, Krulik, Stancanelli, Engel, among others; and then we investigated how students view the process of solving math problems, their attitudes, desires and difficulties. Based on an understanding of the students' strategies and relationship with problem-solving, the aim was to use a pedagogical intervention to bring out math problem-solving heuristics in the students. This pedagogical intervention made use of a didactic sequence based on a methodology that considered Problem Solving Strategies, in 13 50-minute meetings, in a class with 27 (twenty-seven) elementary school students. Finally, an assessment was made of these students' learning in the Problem Solving process, before and after the pedagogical intervention. As a result, this didactic sequence has become an educational product to help teachers in their teaching practices, considering the cognitive development and skills of students when solving math problems.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo desenvolver a capacidade dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental para resolver problemas de Matemática. Para alcançar esse objetivo, foi feito, primeiramente, um levantamento das principais estratégias de resolução de problemas de Matemática, apontadas por especialistas na área, como Posamentier, Krulik, Stancanelli, Engel, entre outros; e, depois, uma investigação sobre como os estudantes encaram o processo de resolução de problemas de matemática, suas atitudes, anseios e dificuldades. A partir do entendimento das estratégias e da relação dos estudantes com a resolução de problemas, buscou-se por meio de uma intervenção pedagógica, fazer emergir, nos estudantes, heurísticas de Resolução de Problemas de Matemática. Essa intervenção pedagógica fez uso de uma sequência didática fundamentada em uma metodologia que considerou as Estratégias de Resolução de Problemas, em 13 encontros de 50 minutos, em uma turma com 27 (vinte e sete) estudantes do Ensino Fundamental. Por fim, foi feita uma avaliação de aprendizagem, desses estudantes, no processo de Resolução de Problemas, antes e depois da intervenção pedagógica. Como resultado essa sequência didática se configurou em um produto educacional, para auxiliar professores em suas práticas de ensino, considerando o desenvolvimento cognitivo e de habilidades dos estudantes ao resolverem problemas de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosy Cristina Oliveira Barbosa (rosy.barbosa@ifg.edu.br) on 2024-04-12T00:50:57Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_Camilla_Xavier_Sousa.pdf: 5891964 bytes, checksum: febbfe809773670eeefd5e60e5d61a55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2024-04-12T11:06:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_Camilla_Xavier_Sousa.pdf: 5891964 bytes, checksum: febbfe809773670eeefd5e60e5d61a55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T11:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_Camilla_Xavier_Sousa.pdf: 5891964 bytes, checksum: febbfe809773670eeefd5e60e5d61a55 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeurísticas de resolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solving heuristicspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleUma proposta de ensino sobre resolução de problemas com alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA teaching proposal on problem solving with elementary school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Camilla_Xavier_Sousa.pdfDissertação5,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.