Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de estratégias pedagógicas remotas fundamentadas na pesquisa-ação com ênfase no tema ambiental “água”.
Título(s) alternativo(s): Use of remote pedagogical strategies based on action research with an emphasis on the environmental theme “water”.
Autor(es): Ribeiro, Patrícia Michele
Primeiro Orientador: Goulart, Simone Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Medeiros, Maraína Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Elizabete de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Buzzo, Guilherme Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Goulart, Simone Machado
Resumo: O tema proposto justifica-se pela necessidade de se discutir o uso de estratégias pedagógicas remotas fundamentadas na pesquisa-ação com ênfase no tema ambiental ‘água”. O tema é atual, e possui relevância científica, por estar presente em diversas áreas do ensino, bem como possui relevância social por permitir que os estudantes possam dar continuidade aos seus estudos mesmo sem as aulas presenciais. O ensino online se fez necessário e, por isso, foram elaboradas videoaulas, jogo educativo, Caderno Temático Experimental e slides, os quais foram disponibilizados na plataforma Moodle para os estudantes conhecerem a instituição de ensino, a sua estrutura física e material a partir de estratégias pedagógicas sobre a temática água. Portanto, o objetivo desse trabalho foi propor e aplicar estratégias pedagógicas virtuais fundamentadas no conceito da pesquisa-ação com alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFG - Câmpus Itumbiara, a fim de integrar o tema “água” com os conteúdos do núcleo básico de Química e Biologia. Em desfecho, ressalta-se que todos os objetivos e problemática do presente estudo foram respondidos e que a maioria dos conteúdos das aulas foi analisado e aprovado pelos alunos e professores. Com base nos resultados alcançados nas intervenções e nas pesquisas diagnósticas e de avaliação, é possível inferir que com o ensino virtual o entendimento dos conteúdos de química e biologia não foi comprometido, mas em se tratando de preferência, o ensino presencial foi o escolhido pela maioria dos alunos participantes da pesquisa. Ademais, a proposta do caderno temático, segundo a percepção dos professores, se mostrou um potencial ferramenta a ser utilizada em sala de aula, desde que sejam realizados alguns ajustes em conceitos e atividades propostas para que possa cumprir seu papel de material complementar ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química e biologia.
Abstract: The proposed theme is justified by the need to discuss the use of remote pedagogical strategies based on action research with emphasis on the environmental theme 'water'. The theme is current, and has scientific relevance, because it is present in several areas of teaching, as well as has social relevance because it allows students to continue their studies even without the classroom classes. Online teaching was necessary and, therefore, video classes, educational game, Experimental Thematic Notebook and slides were elaborated, which were made available on the Moodle platform for students to know the educational institution, its physical structure and material from pedagogical strategies on the water theme. Therefore, the objective of this work was to propose and apply virtual pedagogical strategies based on the concept of action research with students of the 1st year of the Integrated Chemistry Technician course at IFG - Campus Itumbiara, in order to integrate the theme "water" with the contents of the basic core of Chemistry and Biology. In conclusion, it is emphasized that all the objectives and problems of the present study were answered and that most of the contents of the classes were analyzed and approved by the students and teachers. Based on the results achieved in the interventions and in the diagnostic and evaluation research, it is possible to infer that with virtual teaching the understanding of chemistry and biology contents was not compromised, but in the case of preference, face-to-face teaching was chosen by the majority of students participating in the research. Moreover, the proposal of the thematic notebook, according to the teachers' perception, proved to be a potential tool to be used in the classroom, provided that some adjustments are made in concepts and activities proposed so that it can fulfill its role as complementary material to the teaching-learning process of chemistry and biology contents.
Palavras-chave: Ensino remoto.
Remote teaching.
Estratégias pedagógicas.
Pedagogical strategies.
Água.
Water.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: RIBEIRO, Patrícia Michele. Uso de estratégias pedagógicas remotas fundamentadas na pesquisa-ação com ênfase no tema ambiental “água”. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 148 p. Ano 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1895
Data do documento: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Patricia Michele Ribeiro.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 – Patrícia Michele Ribeiro – Uso de estratégias pedagógicas remotas fundamentadas na pesquisa-ação com ênfase no tema ambiental “água”.22,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.