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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transporte, trânsito e meio ambiente: um olhar para o transporte de pó de brita com cobertura de lona para caminhões do transporte urbano.
Título(s) alternativo(s): Transport, traffic and the environment: a look at the transport of gravel dust with canvas cover for urban transport trucks.
Autor(es): Garcia, Gabriel Canhete Silva
Taveira, Silas Ferreira
Primeiro Orientador: Pereira, Denis Biolkino de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Denis Biolkino de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Margon, Patrícia Vilela
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Ricardo Freire
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as perdas de cargas de pó de brita decorrentes da não utilização de lonas em caminhões do transporte urbano de cargas em vias públicas, por meio de um estudo de caso e análise comparativa de seus resultados. O levantamento das perdas de cargas foi realizado baseado na metodologia de Rocha e Cardoso (2020), e foi aplicado um questionário com o objetivo de analisar os principais meios que ocorrem as perdas e coletar a experiência dos trabalhadores do transporte deste material. A partir da análise dos dados e resultados obtidos foi possível verificar a perda de pó de brita, levando em consideração o custo econômico deste material, podendo-se assim avaliar as vantagens econômicas que o uso da lona traz para o setor de agregados miúdos. Os resultados das pesagens mostraram que a empresa estudada, em um ano, economizou cerca de 34.467,18 kg de pó de brita o que equivale a R$1.585,49. Por meio da aplicação do questionário identificou-se que os principais obstáculos no desperdício de pó de brita são a falta de lona, a falta de vedação na caçamba e os buracos na pista. Por fim, a hipótese foi confirmada comprovando que o descumprimento da regulamentação do uso de lona em caminhões, ocasiona o desperdício no transporte do pó de brita, com prejuízos econômicos.
Abstract: The objective of this work was to analyze the losses of gravel dust due to the non-use of tarpaulins in urban cargo transport trucks on public roads, through a case study and comparative analysis of its results. The survey of cargo losses was carried out based on the methodology of Rocha and Cardoso (2020), and a questionnaire was applied in order to analyze the main means that losses occur and to collect the experience of workers in the transport of this material. From the analysis of the data and results obtained, it was possible to verify the loss of gravel dust, taking into account the economic cost of this material, thus being able to evaluate the economic advantages that the use of tarpaulin brings to the fine aggregates sector. The results of the weighings showed that the company studied, in one year, saved about 34,467.18 kg of crushed stone dust, which is equivalent to R$1,585.49. Through the application of the questionnaire, it was identified that the main obstacles in the waste of gravel dust are the lack of canvas, the lack of sealing in the bucket and the holes in the track. Finally, the hypothesis was confirmed by proving that non-compliance with the regulation of the use of canvas in trucks causes waste in the transport of gravel dust, with economic losses.
Palavras-chave: Perdas
Pó de brita
Agregados
Transporte de cargas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: GARCIA, Gabriel Canhete Silva; TAVEIRA, Silas Ferreira. Transporte, trânsito e meio ambiente: um olhar para o transporte de pó de brita com cobertura de lona para caminhões do transporte urbano. 2022. 83 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Transportes) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1881
Data do documento: 12-Dez-2022
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