Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1866
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da viabilidade de implementação do método de gerenciamento Scrum na construção civil
Título(s) alternativo(s): Study of the feasibility of implementing the Scrum management method in construction
Autor(es): Ramos, Raquel
Primeiro Orientador: Ferreira, Ricardo de Alcântara
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Ricardo de Alcântara
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Bruna Fioramonte
metadata.dc.contributor.referee3: Antonelli, Glydson Ribeiro
Resumo: O grande desafio na Construção Civil é a manter-se dentro do tempo planejado para a realização do empreendimento. A competitividade impõe cada vez mais, a necessidade do incremento da produtividade, em conjunto com a efetiva redução dos custos. Diante da carência de evolução, o mercado da Construção Civil sente a necessidade de adaptar seus procedimentos para se atingir a qualidade dos serviços. Ainda assim, apresenta um comportamento enrijecido à frente das inovações, dessa forma, pouco se vê no ramo sobre os métodos ágeis, como o Scrum, que vem sendo amplamente empregado no gerenciamento de tarefas em outras áreas. O Scrum é uma metodologia utilizada para o gerenciamento de projetos, que é capaz de lidar com as mudanças no planejamento ao decorrer do tempo se atualizando a cada etapa do processo produtivo. É um método que promove uma melhor iteração e comunicação entre as equipes, tornando o trabalho mais simples e objetivo possível. Além de promover o bem-estar da equipe de produção e valorizar a melhoria contínua dos processos, ele traz aumentos significativos de produtividade, quando implantado corretamente. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo de caso para avaliar a viabilidade de implementação da metodologia Scrum na execução de uma obra predial.
Abstract: The major challenge in the Construction industry is to stay within the planned timeframe for project completion. Increasing competitiveness emphasizes the need for enhanced productivity along with effective cost reduction. Faced with a lack of evolution, the Construction industry feels the necessity to adapt its procedures to achieve service quality. Nevertheless, it exhibits a rigid attitude towards innovations, and as a result, there is little adoption of agile methods like Scrum, which has been widely employed in task management in other fields. Scrum is a methodology used for project management that can handle changes in planning over time by updating at each stage of the production process. It is a method that promotes better iteration and communication among teams, making the work as simple and objective as possible. In addition to fostering the well-being of the production team and valuing continuous process improvement, it brings significant increases in productivity when implemented correctly. The objective of this work is to conduct a case study to assess the feasibility of implementing the Scrum methodology in the execution of a building project.
Palavras-chave: Scrum
produtividade
gerenciamento de projetos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: RAMOS, Raquel de Queiroz. Estudo da viabilidade de implementação do método de gerenciamento Scrum na construção civil. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1866
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Raquel Ramos.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.