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Tipo: Livro
Título: Martin Buber e o sentido da educação
Título(s) alternativo(s): Martin Buber and the meaning of education
Autor(es): Parreira, Gizele Geralda
Resumo: Este livro instiga o leitor a repensar a educação pela perspectiva dialógica de Martin Buber, filósofo judeu do século XX. Contempla-se a necessidade de que a relação professor-aluno extrapole o campo pedagógico e adentre o campo dialógico, transformando a escola em uma comunidade suprassocial. Na filosofia buberiana, o diálogo encerra elementos do inter-humano: autenticidade, presença, abertura e conversação genuína, os quais se voltam para a esfera das relações, esfaceladas pela coisificação do homem na modernidade. Buber, o “filósofo do encontro”, defende que a atualização do Ser humano é efetivada por meio das palavras-princípio Eu-Tu e Eu-Isso, ambas cruciais para a consumação da existência humana: no Eu-Tu o homem entra em relação com seu semelhante e no Eu-Isso experimenta o outro ou o mundo. O pensamento de Buber nos faz reconhecer na educação o sentido de resgatar a humanidade das vivências humanas.
Abstract: This book encourages the reader to rethink education through the dialogical perspective of Martin Buber, a 20th century Jewish philosopher. The need for the teacher-student relationship to go beyond the pedagogical field and enter the dialogical field is considered, transforming the school into a suprasocial community. In Buberian philosophy, dialogue contains elements of the inter-human: authenticity, presence, openness and genuine conversation, which focus on the sphere of relationships, shattered by the objectification of man in modernity. Buber, the “philosopher of the encounter”, argues that the actualization of the human Being is effected through the principle-words I-Thou and I-It, both crucial for the consummation of human existence: in the I-Thou man enters into a relationship with his fellow man and in the I-It experiences the other or the world. Buber's thought makes us recognize in education the meaning of rescuing humanity from human experiences.
Palavras-chave: Educação
Education
Filosofia
Philosophy
Relação dialógica
Dialogical relationship
Educação - perspectiva humana
Education - human perspective
Educação - filosofia
Education - philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
Citação: PARREIRA, Gizele Geralda. Martin Buber e o sentido da educação. Goiânia: IFG, 2016. 256 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1862
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