Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1828
Tipo: Dissertação
Título: Percepções de professoras sobre o uso de jogo no ensino e na aprendizagem de matemática na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Teachers’ Perceptions About The Use Of Game In Teaching And In Mathematics Learning In Early Childhood Education
Autor(es): Lima, Marley S. de Moraes
Primeiro Orientador: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Adriana Aparecida Molina
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Viviane Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Grando, Regina Célia
Resumo: O presente trabalho “Formação continuada de professores para a Educação Infantil por meio de jogos no ensino aprendizagem da Matemática” teve como objetivo geral desenvolver um curso de formação que possa identificar e analisar as percepções dos professores sobre os indícios de aprendizagem das crianças, quando ensinam Matemática por meio dos jogos na Educação Infantil. A escolha do tema se deu a partir de experiências vividas dentro da sala de aula, enquanto coordenadora da Educação Infantil, em que se pode observar a dificuldade que os professores desta faixa etária enfrentam para trabalhar a Matemática de forma lúdica e atrativa. Fez-se então uma revisão de literatura, na qual se buscou identificar a forma de como a temática tem sido abordada nas pesquisas científicas. Portanto, buscou- se responder a problematização que se resume a: Quais as percepções dos professores que atuam na Educação Infantil a respeito da utilização dos jogos no ensino de noções matemáticas nos CMEIs de Jataí? Para responder essa questão, foi oferecido um curso para formação de professores da Educação Infantil, no qual se desenvolveram estudos e possiblidades para ensinar conteúdos de Matemática e/ou noções matemáticas com crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve como público alvo professores que ensinam crianças nos anos iniciais da infância (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), os quais atuam na rede Municipal de Educação Infantil de Jataí - Goiás. A fundamentação teórica sustentou-se em autores importantes da área como: Grando (1995; 2000; 2004), Kishimoto (2011), Lorenzato (2011), Smole (2003), Pimenta (2000, 2005; 2006), dentre outros. Constituiu o Produto Educacional, um curso de formação continuada, tendo com finalidade auxiliar os profissionais da Educação Infantil que trabalham com crianças bem pequenas, por meio de sugestões de atividades envolvendo o jogo como ferramenta para desenvolver as habilidades matemáticas das crianças.
Abstract: The present work “Continuous training of teachers for Early Childhood Education through games in the teaching and learning of Mathematics” had the general objective of developing a training course that can identify and analyze the perceptions of teachers about the signs of learning of children when they teach Mathematics through games in Early Childhood Education. A literature review was then carried out, in which we sought to identify the way in which the theme has been addressed in scientific research. Therefore, we sought to answer the problematization that boils down to: What are the perceptions of teachers who work in Early Childhood Education regarding the use of games in teaching mathematical notions in the CMEIs of Jataí? To answer this question, a course was offered for the training of teachers in Early Childhood Education, in which studies and possibilities for teaching Mathematics content and/or mathematical notions with young children were developed. The general objective of the study was to develop a training course that can identify and analyze teachers' perceptions of children's learning signs when they teach Mathematics through games in Early Childhood Education. This is a research with a qualitative approach, which had as its target audience teachers who teach children in the early years of childhood (1 year and 7 months to 3 years and 11 months), who work in the Municipal Early Childhood Education network of Jataí - Goiás. The theoretical foundation was supported by important authors in the area such as: Grando (1995; 2000; 2004), Kishimoto (2011), Lorenzato (2011), Smole (2003), Pimenta (2000, 2005; 2006), among others. It constituted the Educational Product, a continuing education course, with the purpose of helping Early Childhood Education professionals who work with very young children, through suggestions for activities involving games as a tool to develop children's mathematical skills.
Palavras-chave: Educação matemática na infância
Mathematics education in childhood
Formação continuada de professores
Continuing teacher education
Jogos e brincadeiras
Games and games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: LIMA, M. S. M. Percepções de professoras sobre o uso de jogos no ensino e na aprendizagem de matemática na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1828
Data do documento: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Marley_Souza_de_Moraes_Lima.pdfDissertação8,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.